Café Elevado

Essa receita faz parte do meu dia a dia e eu não abro mão!  Aqui em casa o ritual do café é levado a serio. Compramos sempre café orgânico e “fair trade”, que é um certificado aqui nos Estados Unidos que garante que os funcionários envolvidos na produção tiveram seus direitos atendidos e pagamento justo ao serviço prestado.  Essa certificação também garante que não houve envolvimento de trabalho infantil e existe um encorajamento a uma produção mais sustentável. O mesmo vale para chocolate ou produção de cacau em geral, cenários onde o trabalho escravo foi (infelizmente ainda é) muito comum. Eu compro o que eu apoio o máximo que posso.
Voltando ao café…Também tenho o hábito de moer os grãos na hora com um grinder (moedor), mas claro que comprar o café em pó também é uma delícia. Eu adoro misturar coisas no café e essa é uma mistura super confortante e cremosa! Um mix de café passado, maca peruana, toque de canela e noz-moscada batido com gorduras de fácil absorção (TCM ou óleo de coco) que garantem uma textura cremosa e talvez até mais saciedade.
As gorduras são classificadas de acordo com o tamanho das suas cadeias (estrutura molecular), neste sentido as gorduras de TCM (triglicerídeos de cadeia média), devido às suas características químicas e físicas, tornam-se uma gordura capaz de ser absorvida com rapidez e facilmente convertida em energia e as consequências disso para nós são fantásticas em termos digestivos. Atualmente existem diverso estudos sobre o assunto, um deles observou que ao ingerirmos gorduras de TCM, o nosso nível de energia (disposição) irá aumentar, a sensação de saciedade será maior e pode funcionar como um aliado para as pessoas que buscam redução e/ou manutenção de peso quando forem usadas no lugar de fontes de gordura de TCL (triglicerídeos de cadeia longa). O óleo de coco pode funcionar como uma excelente fonte de TCM, visto que cerca de  62-65% dos seus triglicerídeos são de cadeia média, porém é preciso tomar alguns cuidados ao optar por um marca, visto que algumas utilizam solventes para filtrar o óleo. A principal diferença entre o óleo de coco e um óleo concentrado de TCM, diz respeito a proporção e a variação de TCM na sua composição. No Brasil, essa pode ser uma excelente fonte de gordura TCM. Para quem vive aqui nos EUA, eu uso da Bulletproof.
Converso muito com meus clientes sobre o processo para uma vida mais saudável e sem dúvidas, um dos fatores mais importante deste processo é estar aberto ao novo, estar atento ao seu corpo e observar como ele responde a diferentes alimentos e preparos.

Receita

Rende: 1 porção

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco (ou TCM – triglicerídeos de cadeia média)
  • 1/2  xícara de leite de amêndoas ou de coco (sem adição de açúcar)
  • 3/4 xícara de café passado quente
  • 1 colher de chá (ou de sopa) de Maca peruana em pó
  • Pitada de noz moscada e canela
  • 2 colheres de sopa de colágeno (Opcional – indico esse para quem está nos EUA e esse para o Brasil)

Preparo:

  1. Em um liquidificador ou mixer, misture todos os ingredientes lembrando que o café ainda precisa estar quente!
  2. Bata por 1 minuto e sirva imediatamente.
  3. Aproveite!

 

This recipe is part of my daily routine and there are many reasons for it! A blend of coffee with saturated fats that ensures a creamy texture and improves satiety levels through the day sounds way to good to me! I usually discuss with my patients about the path to a healthier life and one of the keys to success is to be willing to try new “roads” and it includes trying out new recipes. Since the moment you are aware of your body and how it reacts to different foods you can really make something out of it. This coffee explains a lot of what I’m trying to say, it can work as a facilitator on this journey, it brings satiety, rise our energy levels and takes away  “craving feelings”  that most of the time is not physiological hunger and helps us move forward trough our goals.

Write down this recipe and don’t be afraid of trying new things!

Recipe

Ingredients:

  • 1 tablespoon of coconut oil (alternating with MCT oil – I use this one)
  • 1 cup of almond or coconut milk (unsweetened)
  • 1 cup of coffee (fresh&hot)
  • 2 to 3 Stevia drops
  • 1 tea spoon of Maca Powder (optional)
  • Dash of Nutmeg  (optional)
  • 2 tablespoons of Collagen (optional)

Instructions:

  1. Put all the ingrendiets into a blending. Make sure the coffee is still hot.
  2. Blend it for one minute and drink immediately
  3. Enjoy!

*Serves one

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *