fbpx

Abacate – 05 motivos para consumir

Cada vez mais popular,  o abacate vem ganhando espaço nas cozinhas e receitas daqueles que estão na busca por uma alimentação mais saudável e natural! Além do sabor e da beleza da sua cor, pode ser usada tanto em receitas doces, como salgadas. Esse alimento trás também diversas propriedades que contribuem para a promoção e manutenção da nossa saúde!
Vou dividir com vocês os principais benefícios e de quebra dividir minhas receitas prediletas para incluir essa fruta na sua rotina!

Motivos para Consumir

#01 – Rico em Fibras 

Em uma pequena porção de abacate (100g), temos mais do que 6g de fibras. As fibras desempenham um importante papel no bom funcionamento do nosso intestino e funcionam também como pré-biótico para as bactérias boas que habitam nosso corpo. Além disso contribui para o controle do nível de açúcar no nosso sangue e seu consumo está relacionado com melhoras no quadro de diabetes tipo II e doenças cardiovasculares. 

#02 – Fonte de Gordura Boa

Muitas pessoas ainda relacionam gordura como algo negativo e que deve ser evitado na alimentação, mas a verdade é que gorduras de origem vegetal, principalmente quando não submetidas à temperaturas altas (quando não esquentamos muito), trazem milhares de vitaminas e antioxidantes. Portanto, quando consumidas diariamente, podem ser ingredientes-chave para previnir contra o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, além de estudos sugerirem o consumo no auxílio à prevenção de câncer e perda de peso.

#03 – Melhora Absorção de Nutrientes

O abacate funciona como um facilitador para absorção de alguns nutrientes, isso porque algumas vitaminas e minerais são lipossolúveis, ou seja, dependem de gordura para serem absorvidos. Como por exemplos Vitamina A, D, E e K, alfa-caroteno, betacaroteno e luteína (carotenóide de tonalidade amarelo-limão presente em alguns vegetais, como espinafre, abobrinha, couve-flor, ervilha, brócolis..etc).

#04 – Fonte de Fitonutrientes

Em uma porção pequena de  abacate encontramos cerca de 20 vitaminas, minerais e fitonutrientes. Os fitonutrientes (isoflavonas, carotenoides, flavonoides e terpenos) são compostos bioativos  que têm como principal função reduzir o estresse oxidativo e a formação de radicais livres no organismo, protegendo assim nossas células e otimizando o funcionamento do nosso corpo, evitando então o temido envelhecimento precoce.
Por ser tão denso nutricionalmente é considerado um super alimento!

#05 – Baixo Teor de Açúcar

As frutas carregam naturalmente na sua composição açúcar (frutose) e o abacate aparece quase com uma exceção nessa regra, visto que a quantidade de açúcar presente na sua composição é muito pequena. 

Veja como incluir na sua rotina

Gostou de saber os principais benefícios dessa fruta tão maravilhosa? Agora que tal um pouco de motivação para incluí-la no seu dia a dia? 
Pode ser usada como “manteiga” para passar em pães ou torradas ou fatiados em tiras para fazer sanduíches. 
Uma opção rápida e prática para dar um up em bowl e saladas. É só fatiar em pedaços menores e incluir com o seu molho preferido! 
Além dessas dicas, separei também algumas receitas que adoro que estão aqui no blog! É só clicar na sua favorita!

Smoothie de Gengibre e Abacate

Sorvete Cremoso de Abacate

Bolo de Chocolate Amargo

Espero que tenha gostado das dicas e caso experimente alguma receita, não deixe de me contar o que achou!

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *