fbpx

Guia de Congelados

English version? Click here! 

Eu sou a rainha de congelar alimentos, isso porque não suporto desperdício de alimentos e encontrei uma maneira fantástica de sempre ter opções práticas e saudáveis prontas para consumir. Nesse post irei explicar quais alimentos costumo congelar, como e quando congelá-los, além de conscientizar como essa prática pode ser uma aliada para manter a alimentação e o mundo mais saudável e sustentável.

Eu congelo praticamente tudo aqui na minha casa, desde frutas, legumes, folhas verdes, sopas e etc! Claro que o alimento fresco é sempre a melhor opção, mas se vejo que não irei consumir a tempo, não penso duas vezes. Como moro apenas com o meu marido, é comum sobrar algumas coisas ou às vezes acabamos comprando quantidades maiores do que conseguimos comer durante a semana, então tudo vai para o freezer

Desperdício de Alimentos no Mundo

Vocês sabiam que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo não chegam a ser consumidos? E que um quarto da quantidade que é desperdiçada seria suficiente para alimentar todas as pessoas que passam fome no mundo? Eu fico muito triste em saber que em 2016 o número de pessoas no mundo com desnutrição crônica aumentou para 815 milhões. Desde 2000, onde 900 milhões de pessoas foram consideradas desnutridas, este número estava reduzindo, porém no último ano ele aumentou consideravelmente, principalmente como reflexo de conflitos e guerras (em 2015, eram 777 milhões de pessoas desnutridas). As regiões que mais sofrem com a fome são a África Subsaariana, 0 Sudeste e o Sudoeste Asiático, além das regiões que estão passando por conflitos (o último exemplo que a mídia mostrou com veemência foi a situação na Síria).

O número de mulheres no mundo em idade reprodutiva que é considerada anêmica é alarmante, chegando a 33%. Além da saúde da mulher estar em risco, as crianças também são afetadas. Atualmente 155 milhões de crianças sofrem de crescimento atrofiado em decorrência da desnutrição. Eu não consigo saber de tudo isso e não fazer minha parte, evitando ao máximo o desperdício de alimentos.

Alimentos que sempre tenho no freezer:

 

  • Gelo de leite de coco (ótima opção para acrescentar em smoothies)
  • Docinhos (fudge, quadradinhos de chocolate e outras receitas de doces que gosto de fazer)
  • Pães caseiros (já congelo fatiado, é super prático: vão direto pra torradeira e pronto!)
  • Legumes e verduras (couve, espinafre, pepino, couve-flor..etc).  Perfeito para dar cremosidade e aumentar a densidade nutricional dos smoothies, sem aumentar os níveis de açúcar na receita.
  • Frutas (banana, blueberry, amora, morango, polpa de açaí e avocado). Frutas congeladas garantem mais cremosidade em receitas. Podem virar sorvetes de frutas, smoothies ou uma bela sobremesa saudável. Para frutas que não consumimos a casca (banana, avocado) tirar a casca antes de congelar.
  • Ervas frescas
  • Hamburguer vegetal ou de carne. A dica é congelar o hambúrguer sem antes fritar ou assar, cru mesmo. Use papel manteiga entre cada hambúrguer para que não grudem.
  • Sopas   Sopas eu geralmente preparo o dobro da receita e deixo uma congelada para não precisar fazer com tanta frequência.

Além de ser super prático, consigo aproveitar melhor as frutas e vegetais da época. E isso significa consumir produtos melhores e mais nutritivos ao longo dos meses além de ser economicamente mais interessante!

Como Preparar os Alimentos para o Congelamento

A idéia de congelar alimentos é bastante prática, mas para garantir a qualidade dos alimentos e bons resultados, precisamos estar atentos à alguns detalhes na hora de prepará-los e lembrar que quanto mais tempo ele fica congelado, mais nutrientes se perdem.

Porções exatas e/ou individuais: Isso no dia a dia salva! E salva em vários sentidos, primeiro pela praticidade, depois por evitar um recongelamento e também para nos orientar sobre o tamanho ideal da porção de cada alimento (principalmente com os docinhos).

O alimento deve estar em boas condições:  O frescor e a qualidade no momento do congelamento afetam diretamente a condição dos alimentos congelados. Se forem congelados no pico de qualidade, os alimentos descongelados terão sabor e aparência melhores. Sendo assim, não espere muito para congelar alimentos que você já sabe que não serão consumidos nos próximos dias.

Higienização dos alimentos: como o processo de congelamento não é capaz de eliminar as bactérias e fungos, uma boa higienização deve ser feita para reduzir as chances de uma contaminação. As frutas e legumes podem ser deixados de molho com vinagre e depois lavadas com a ajuda de uma escovinha. Para evitar formação de gelo e que o alimento se queime com o frio, é importante armazená-los secos.

Pré-cozimento: Eu costumo cozinhar alguns legumes antes de congelá-los para facilitar a digestão se eu for consumi-los crus em smoothies. Isso vale apenas para abobrinha e couve-flor, folhas verdes e pepino não precisam de pré-cozimento. Para o pré-cozimento costumo usar um Bambu Steamer .  O ideal é que esse processo seja bem rápido, apenas para amolecer os legumes. Com a ajuda de um garfo é possível verificar a textura do alimento e retirá-lo do cozimento no tempo certo. Esse pré-cozimento irá facilitar o processo digestivo, inativar algumas enzimas e tornar o congelamento mais eficiente.

Não coloque alimento quente no freezer: apesar de bastante óbvio e  que provavelmente você já tenha escutado muito na sua casa, algumas pessoas acabam fazendo isso para ganhar tempo. O problema é que o calor desse alimento, acaba aumentando a temperatura do freezer, prejudicando todos os demais alimentos que estão lá.

Coloque data nas suas embalagens: Como o período de tempo que o alimento fica congelado impacta diretamente na sua qualidade, é muito importante manter o controle de quando cada alimento foi colocado no freezer. Uma forma prática são etiquetas ou as canetas permanentes no caso de embalagens que serão descartadas após o consumo.

Embalagem adequada: Papel filme, recipientes de comida de vidro(melhor opção) ou plástico podem ser uma boa opção também. O ideal é que o alimento tenha o menor contato possível com o oxigênio (para evitar a ativação de algumas enzimas que podem acelerar o processo de envelhecimento do alimento), sendo assim, a melhor opção sempre será embalar o alimento a vacuo, mas como nem sempre é possível, o ideal é retirar a maior quantidade de ar possível da embalagem antes do congelamento.

Por quanto tempo podemos congelar?

A variável que mais influencia na qualidade do alimento é tempo que ele permanece congelado, por isso é importante respeitar esse limite de acordo com cada alimento. Eu recomendo consumir as sopas, pães, doces, frutas e legumes em até 01 ou 02 meses, lembrando que quanto menos tempo o alimento ficar congelado, mais parecido com o natural ele estará. Na literatura achamos um prazo mais longo de até seis meses para frutas e verduras, com exceção da banana que seriam dois meses.

Congelar Alimentos é Seguro?

Mas afinal, congelar alimentos é seguro? A resposta é sim, desde que a temperatura do freezer  esteja constantemente abaixo de  -17°C (0 °F), dessa forma as vitaminas, os minerais, a cor, o sabor e a textura serão mantidos. Se por acaso o seu freezer não chegue a essa temperatura, o ideal é que o alimento não permaneça congelado por muito tempo. O congelamento desacelera o movimento das moléculas, fazendo com que entrem em um estágio de dormência. Com isso, os microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, leveduras) responsáveis por estragarem os alimentos, também adormecem, ou seja, não ocorre a multiplicação das células. Por isso é muito importante estar atento a temperatura do freezer e evitar que essa temperatura se altere. Lembrando que essas bactérias, fungos e parasitas ficam apenas inativos, eles não são destruídos, então após o descongelamento eles voltam a agir e a se multiplicar.

 

Frozen Foods 101

I’m mastering the art of freezing food! I just can’t stand the idea of wasting food and by freezing them I’ve found a great and easy way to avoid waste and to always have a practical and healthy option ready-to-eat. In this post I will be talking about:

  • Foods I usually freeze
  • How and when to freeze them in order to guarantee high quality
  • How this practice can help to build a healthier and more sustainable world.

I freeze almost everything, from fruits, vegetables and green leaves to soups, breads and etc! Of course fresh food is always the best option, but if I see that I won’t consume it in time, I don’t think twice: I freeze them right away! At home, it is just my husband and I, so it’s common to have some leftovers or sometimes we get a little excited at the  farmer’s market and end up buying a little more than needed for the week, so all the extras goodies go straight to the freezer.

The Food Waste Issue

Did you know that about one third (approximately 1.3 billion tonnes) of all food produced for human consumption goes to waste each year? Even if just one-fourth of the food currently lost or wasted globally could be saved, it would be enough to feed 870 million hungry people in the world.  After a prolonged decline, world hunger appears to be on the rise again. The estimated number of undernourished people increased to 815 million in 2016, up from 777 million in 2015. In 2016, the food security situation deteriorated sharply in parts of sub-Saharan Africa, South-Eastern Asia , Western Asia and also in areas of conflicts and wars.

Almost one-third (33 percent) of women of reproductive age worldwide suffer from anaemia, which also puts the nutrition and health of many children at risk.  In 2016 chronic child malnutrition affected one out of four children under the age of five years, or 155 million children. Knowing all this I just can’t agree with the idea of throwing food away, so I do my best to avoid waste in my house.

My Favorite Frozen Fruits

  • Coconut milk ice cubes (great option to add on smoothies)
  • Sweets (fudge, dark chocolate squares and other recipes that I like to cook)
  • Homemade Breads (slice the bread before freezing, so all you have to do is to take a slice out of the freezer and put it directly into the toaster)
  • Vegetables (Cabbage, Spinach, Cucumber, Cauliflower, etc.). Perfect for giving an extra creaminess and increase the nutritional density of smoothies without increasing sugar levels.
  • Fruits (banana, blueberry, blackberry, strawberry, açaí pulp and avocado). Frozen fruits ensure more creaminess in recipes. They can become fruit ice creams, smoothies or a beautiful healthy dessert. Store the fruits sliced and peeled.
  • Fresh Herbs
  • Veggie or Meat Burger (Freeze the burgers individually between layers of parchment paper so they don’t stick together)
  • Soups

Besides being super handy, I can make better use of seasonal fruits and vegetables! That means: consuming better and more nutritious products over the months as well as being economically more interesting!

How to Properly Freeze Food

The idea of freezing food is quite practical, but to ensure high quality of food and good results, we need to be attentive to some details while preparing them. The process of freezing prevents the growth of bacteria, yeasts and molds that cause food spoilage and food poisoning. However, it is important to keep your freezer temperature at or below -17°C (0 °F)  in order to retain vitamin content, color, flavor, and texture of the food.

Freshness and quality of the food at the time of freezing affect the condition of frozen food. If foods are frozen at the peak of their quality, they emerge tasting better than foods frozen near the end of their freshness. So freeze items you won’t use in the near future sooner rather than later.

Food Hygiene: the freezing process isn’t able to eliminate bacterias or fungi so it’s very important to clean fruits and vegetable properly before freezing them.  The fruits and vegetables can be soaked in water+vinegar and then washed with the help of a vegetable brush. To avoid the formation of ice and food burn it’s important to let them dry before storing.

Blanch Vegetables: bring a large pot of water to a boil and add the vegetables to the water. Once the water returns to a boil, cook the vegetables for 2 to 3 minutes. Remove the vegetables from the boiling water and transfer them immediately to a bowl of ice water. Another option is to use a Bambu Steamer just to soften the vegetables, with the help of a fork it’s possible to check the texture of the food and remove it from cooking at the right time. Steam cooking preserves nutrients more effectively compared to cooking in water, where some vitamins and minerals end up being discarded with the water.

Let it Chill – To keep food safe, let your food cool down before freezing. Putting foods that are still warm in the freezer can raise the whole freezer temperature, causing surrounding frozen items to partially thaw and refreeze, which can alter the taste and texture of some foods.

Label and date the packages: this is so important to keep track of what you have on your freezer. Quality suffers the longer food is frozen.

Properly Packing: pack food tightly in airtight containers or freezer bags. Squeeze air from bags before sealing. If moisture escapes, frozen food can become dry and may develop freezer burn.

Pack individual portions: This allows you to defrost only what you need and also helps to keep your diet on track, by only eating the right portion.

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *