fbpx

6 Dicas para Montar um Smoothie Low Sugar

Sou super fã de smoothies e gosto muito de variar as receitas sem medo de ser feliz! Geralmente minha primeira refeição é um smoothie, mas eles podem entrar em qualquer momento do dia e de acordo com sua vontade, claro! As variações são diversas e podem ser com mais ou menos frutas, mais cítricos e refrescantes ou mais densos e confortantes! 

Smoothies ou vitaminas são sempre uma ótima oportunidade para combinar diversos ingredientes que são nutricionalmente ricos, inclusive vegetais, em uma única receita!  Além disso, brinco que parece um sorvete nutritivo e de acordo com as combinações escolhidas pode ser até mais gostoso!

Uma coisa que tenho percebido em casas de sucos e restaurantes naturais é que para chegar em um sabor gostoso, acabam colocando muitas frutas (muito mais do que conseguiríamos comer se a fruta não estivesse liquidificada), além de açúcares e adoçantes naturais ou artificiais para deixar o sabor bem docinho. Minha idéia não é criticar ou falar que o açúcar, fruta ou carboidrato são ruins. Adoro frutas e a natureza fez elas perfeitamente com fibras, fitonutrientes, vitaminas e minerais! Também já esclareci neste post, como carboidratos são importantes em uma alimentação e mesmo os docinhos mais açucarados são bem vindos em moderação. 

A ideia desse post é tirar o estigma de que smoothies e vitaminas precisam ser um amontuado de frutas e que também podemos aproveitar para incluir vegetais para dicionar fibras e dar aquela consistência cremosa no seu smoothie! 

Um ponto super positivo dos Smoothies, diferente dos sucos, é que todas as fibras presentes no alimento in natura são preservadas. Se você é novata no assunto, recomendo a leitura do meu Guia de Smoothies.  E agora gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas de ouro para garantir que seu smoothie fique bem gostoso, sem excesso de frutas ou caso queira se aventurar em misturas com mais vegetais e sem frutas!

Dica #1 – Pense no Smoothie como se fosse um prato ou bowl
  • 40% dele deve ser composto por folhas verdes e vegetais (abobrinha, couve-flor, pepino, cenoura, couve, espinafre, etc.)
  • 10% Gordura – chia, linhaça, coco, açaí, pastas de nuts e etc.
  • 20% Proteína – no meu shop você encontra as marcas que mais gosto do BR e EUA de proteínas em pó. 
  • 30% Carboidrato – frutas, inhame, batata doce e etc.

Claro que essa composição pode mudar de acordo com o que busca no momento, isso não é uma regra! Muitas vezes faço smoothies mais ricos em gorduras, ou com mais carboidrato e etc. Mas essa base é legal ter mente!

Dica #2 – Abobrinha & Couve Flor

São opções de sabor neutro que agregam fibra e garantem cremosidade. Minha dica é congelar os vegetais já limpos e cortados em pedaços menores para facilitar na hora de usar! São uma ótima forma de aumentar o aporte de magnésio, vitamina C e vitamina A. 

Dica #3 –Pepino

Uma ótima forma de agregar fibra e tornar o smoothie mais cremoso sem adicionar água. Rico nas vitaminas A, C, K e J e em várias do complexo B. A quantidade de minerais também chama a atenção, especialmente de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e manganês. Além de conter antioxidantes e auxiliar no combate de radicais livre.

Dica #3 –Beterraba 

Riquíssima em antioxidante, fonte de vitamina C e também magnésio tem um sabor levemente doce que pode ajudar a equilibrar o seu smoothie de maneira natural. Sem contar que deixa o smoothie com uma cor incrível!

Dica #4 – Cenoura 

Entre os inúmeros benefícios que esta raíz nos oferece, gosto de destacar a quantidade que ela carrega do antioxidante beta-caroteno, que é revertido pelo nosso organismo em vitamina A, que por sua vez, é super importante na saúde ocular e age como anti-envelhecimento da pele.  Aqui fiz um post dedicado apenas às cenouras, vale a pena conferir!

Dica #5 – Avocado 
  • uma excelente fonte de gorduras boas, potássio, vitamina K e deixa o Smoothie super cremoso! Sugiro usar 1/2 avocado por porção.

fonte: USDA

Dica #6 – Ingredientes para agregar sabor e saúde

  • Canela – além de sabor que adoro, estudos relacionam o consumo dessa especiaria com o melhor controle da glicemia (nível de acúcar) no sangue.
  • Cacau em Pó – além do sabor delicioso, diminuiu hormônios de stress, regula glicose no sangue e pressão sanguínea, melhora função cognitiva, ajuda no humor e depressão e pode ainda melhorar sua energia.
  • Stevia – ótima opção natural para quem prefere o Smoothie mais docinho e geralmente vem em proteínas em pó. Você pode usar as próprias folhas desidratadas ou optar por gotas ou pó (importante escolher opção 100% Stevia).

Aqui algumas receitas de Smoothies que gosto para inspirar vocês ou busquem no Instagram o #femellosmoothies :

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *