fbpx

Dicas para Festas de Fim de Ano

Atendendo a pedidos de clientes e leitoras, resolvi escrever algumas coisas para ajudar nesse caos de fim de ano. Essa é sempre uma época de muita correria, ansiedade e expectativas. Muitos encontros, viagens, festas de confraternizações e uma vida social mais agitada do que o normal contribuem ainda mais para isso. Sendo assim, é normal sairmos da nossa rotina e deixarmos algumas prioridades de lado para atender todas essas atividades. A sensação é que nessa época do ano se torna mais difícil de não pensar no amanhã e a ansiedade pode vir com tudo.

Pense que essa época do ano é um bom momento para refletir e agradecer o que aconteceu nos últimos meses, desde as coisas mais difíceis que provavelmente te fizeram crescer, como as mais deliciosas que te fizeram feliz. Tudo é válido, mesmo que na maioria das vezes só percebemos mais para frente, né?

Algumas palavras para quem está no Brasil com a ansiedade de estar no verão e na praia de biquíni. Lembrem-se que independente da estação do ano, cuidar de si mesma (o) e fazer os rituais que te deixem bem é algo para ser cultivado o ano todo, por você e para você.  Outra coisa, estar magra não é sinônimo de saúde, muito menos de beleza. Se você concorda com isso, manifeste isso.

Na Hora da Ceia

As celebrações de Natal estão diretamente relacionadas à muita fartura e opções na mesa. Não acho que isso seja um problema, até porque é um momento e uma oportunidade para as pessoas expressarem seu amor e carinho através de um prato, isso é cultural e acho maravilhoso que essa tradição continue até os dias de hoje. Busque enxergar esse momento como a verdadeira celebração do amor, não deixe que seu medo e/ou ansiedade atrapalharem esse momento tão especial!

Para isso, uma estratégia que indico aos meus pacientes é começarem a ceia/almoço de Natal optando pelas entradinhas e aperitivos mais leves (frutas, nuts..etc) e na hora da refeição, começar com uma salada bem generosa. A segunda dica é escolher o seu prato favorito e saboreá-lo com prazer. Já repararam como às vezes comemos apenas porque está na mesa? O segredo sempre será o bom senso, então aproveite!

Mindful Eating

Aprecie a comida e o momento, esteja presente saboreie as memórias que as comidas Natalinas podem trazer. Mastigar, apreciar e agradecer a comida no seu prato. Não acho que o caminho é ser neurótico e radical, mas acho sim fundamental o exercício de reflexão para aprendermos a reconhecer e controlar as nossas vontades e os nossos impulsos. Então, aproveite com consciência e com prazer esse momento!

O que eu percebo e que já aconteceu comigo algumas vezes, é que entramos nessa onda do Natal e comilança que muitas vezes nem prestamos mais atenção de verdade nas nossas escolhas, ou seja, estamos comendo mas não estamos saboreando e aproveitando de fato essa refeição e nesse momento que acontecem as famosas estripulias Natalinas!!! Então procure estar presente e consciente das suas escolhas, sem dúvidas será muito mais prazeroso se alimentar dessa forma.

 

Ouça a Sua Saciedade

Outro ponto importante é saber escutar o seu corpo e perceber quando ele está satisfeito! Aproveite esse momento para comer comidas que normalmente não fazem parte da sua rotina alimentar e aproveite de verdade! Tente realmente desfrutar dessa refeição, comer devagar é super importante para a digestão e isso fará com que se sinta satisfeito com o que realmente precisa, não além. Quando comemos rápido demais, o nosso corpo não tem tempo de perceber e processar que já ingeriu o suficiente, então acabamos comendo além da conta. Outra dica é se manter hidratado, opte por águas aromatizadas, água com gás com limão e chás digestivos após as refeições! A sede pode ser confundida com fome pelo nosso corpo, então essa dica pode ajudar bastante!

Esteja Presente

Hoje em dia parece quase impossível estar apenas presente na própria vida, principalmente com o celular em mãos a todo momento. Media social pode ser incrível em vários sentidos, mas para momentos pontuais. Acredito muito que se quisermos melhorar a qualidade dos nossos momentos REAIS, precisamos dar saber o momento de desconectar do mundo virtual e essa é uma época que chama isso. Minha dica aqui é realmente estar presente, deixando o celular de lado e conversando com as pessoas que estão realmente presentes com você.

 

Boost na Digestão

Considerando que podemos ir além do nosso “estou satisfeito”, que tal pensar em alguns chás ou tônicos para estimular a digestão após a refeição ou alívio da famosa ressaca?

  • Tônico digestivo pós refeição: 1 colher de sopa de vinagre de maçã (preferir cru, orgânico e filtrado) com uma pitadinha de pimenta caiena diluidos em 1 copo de água.
  • Chá de gengibre com canela (incluir os pedaços de gengibre na água fervente)
  • Chá de camomila com limão
  • Garanta os seus verdinhos: como sempre, não se esqueça de uma bela salada nos eventos para ajudar o seu intestino funcionar legal. Ou garanta ao longo do dia pratos bem nutritivos para aumentar o suporte de fibras, smoothies são uma das minhas opções preferidas. Principalmente folhas verde-escuras que contém mais magnésio, também importante antioxidante e estimulador dos movimentos peristálticos (intestinais)
  • Extra drinks? A Chlorella pode ajudar.** Pode ser consumida antes e depois de beber bebida alcoólica,  para dar um suporte extra ao fígado e um boost de vitamina do complexo B (principais vitaminas que eliminamos quando bebemos mais bebida alcoólica, um dos motivos que nos sentimos fadigados no dia seguinte). A chlorella pode ser encontrada em cápsula ou em pó. Dosagens são individuais, mas geralmente seriam de e 3 a 6 cápsulas por dia ou de 2 a 3 colheres de chá, mas pode variar de acordo com cada um.

** Pessoas que possuem alergia a iodo ou consomem medicamentos como coumadin/varfarina (anticoagulantes) devem consultar um médico para um consumo seguro de chlorella.

Pegue Leve

Pensamentos negativos sobre o seu corpo, medo de ganhar peso e necessidade de controle nas festas apenas irão estragar um momento que poderia ser muito prazeroso e lhe causarão ansiedade. Flexibilidade FAZ parte de uma alimentação saudável. Nos equilibramos aos poucos e de uma maneira que possamos viver uma vida saudável sempre, o ano inteiro. Nem sempre as coisas estão da forma que imaginamos ou esperamos, os relacionamentos com a família e as pessoas que mais amamos podem ser desafiadores em alguns momentos, mas olhe para o lado e perceba que apesar de todas as eventuais dificuldades ou divergências, no final das contas a sua família sempre estará ao seu lado, literalmente!

Com carinho,

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *