Healthy Travel | Viajando Saudável

Hoje vou dar algumas dicas para quem costuma viajar muito. Resolvi fazer esse post principalmente em função da maioria das minhas clientes terem uma rotina bem intensa de viagens a trabalho. Sempre friso nos meus posts e nas minhas consultas sobre a importância dos rituais diários e de como ter uma rotina organizada pode influenciar positivamente na nossa qualidade de vida. A quebra dessa rotina com eventos e viagens, porém, faz com que muitas pessoas sintam dificuldade em manter os hábitos saudáveis.

Mas eu garanto que depois que você se habitua a cuidar do seu corpo e da sua mente de forma consciente, o processo e os hábitos se tornam essenciais além de prazerosos. Amo viajar e na maioria das vezes já planejo alguns dias antes quais serão os meus snacks de bolsa, meu livro e como vou escapar de um jet lag, por exemplo.

Por isso, resolvi compartilhar com vocês como podemos nos organizar para viajar tranquilo, sem peso na consciência por fugir da rotina e ainda usar a seu favor as vantagens de poder praticar nossos rituais diários em um destino longe de casa.

PLANEJE ANTES

Em primeiro lugar vale checar os regulamentos da sua companhia aérea. Cada uma tem seus próprios regulamentos para os itens permitidos na bagagem. De qualquer forma, embalagens e recipientes pequenos normalmente são aceitos.

NO AVIÃO…

  • MINI POTES. Adquira recipientes pequenos para levar suplementos, lanches, hidratantes e etc. Ainda mais se não for despachar nenhuma mala!
  • HIDRATAÇÃO! Beba bastante água antes da sua viagem e mantenha a hidratação durante o seu vôo. Leve uma garrafa de vidro ou térmica (ideal para poder levar chás também). As embalagens de vidro são melhores para o mundo e para a nossa saúde! Lembre de esvaziar a garrafa antes de passar pelo Raio X e peça para as atendentes encherem para você ao longo do vôo! Leve sachês do seu chá preferido! Sugiro camomila, gengibre ou hortelã! Gosto da marca Tulsi.
  • ÓLEOS ESSENCIAIS: eu uso bastante óleos essenciais e durante o voo pode ser algo que te traga conforto e ajude na digestão! Gosto do de lavender (lavanda) que ajuda no sistema nervoso diminuindo ansiedade e peppermint (hortelã) no auxílio de desconforto digestivo.
  • GET YOUR GREENS! Nada melhor do que vegetais e legumes naturais, mas como a vida de aeroporto pode ser imprevisível, gosto de levar esses sachês para manter a ingestão de fibras, antioxidantes e enzimas. Eles são ótimos complementos quando sabemos que não será tão fácil comer um belo prato de saladas e verduras. Opção no Brasil, sugiro do Pura Vida.
  • SEM MAKEUP! Menos é mais! Se o voo for durante a noite, procure não usar maquiagem. Apenas o seu hidratante de rotina! Pode preparar a sua nécessaire para se maquiar assim que desembarcar, caso ache necessário. Ideal deixar a pele respirar e estar hidratada durante o vôo.
  • SNACKS. Lanches  ou marmitas podem te salvar de comer comida de avião! Fiz uma viagem até a Tailândia sem comer um lanche de avião, foi maravilhoso. Bolsa térmica é um utensílio fundamental e refeições leves também (saladas com molho a parte, matcha balls, nuts, ovos cozidos, cenoura, pasta de humos e etc)!
  • BOA LEITURA! Aviões são sempre bons para ler ou assistir filmes! Ainda mais para quem não consegue dormir nos vôos. Leve revistas, livros, documentários e etc.
  • BLACKOUT! Adoro usar esses “tapa olho” para ajudar no sono ou para relaxar! Comprei um que tem umas ervas que relaxam (na foto), mas qualquer um vale! Exemplo aqui!
  • JEJUM! Jejum nada mais é do que uma oportunidade para o seu corpo de dar uma pausa! Algumas pessoas se sentem melhor quando não consomem nenhuma refeição durante a viagem, preferindo comer algo antes de entrar no avião ou ao chegar no destino. Sempre escute o seu corpo, mas caso sofra com digestão e gases durante o vôo, experimente focar mais na hidratação com chás e água.

NO DESTINO

  • MOVA ESSE CORPO! Fazer atividade física ao ar livre pode te ajudar a se adaptar ao horário local de destino e diminuir o jet lag. Pesquise se existe academia no hotel ou algum estúdio próximo de yoga (ou qualquer que seja a sua atividade preferida)! Independente, leve sua roupa de malhar completa! Se for viagem a trabalho, geralmente fazer um exercício logo cedo é a chave! Caminhe, explore os lugares que está tendo a oportunidade de conhecer!
  • MANTENHA OS SEUS SUPLEMENTOS. Sempre levo apenas o equivalente de dias que for passar fora de casa! Existem potinhos bem legais, gosto desse 
  • ENZIMAS! Podem ser grande aliadas quando viajamos! Quando viajamos comemos muito fora e alimentos que não estamos muito habituados, portanto, as enzimas podem ajudar na digestão! Gosto da Natural Source ou Enzymedica ou Zymelift (Brasil).
  • COMA OS SEUS VERDES! Eu sei que fora de casa ou refeições que são mais reuniões de trabalho podem nos afastar de saladas, mas que tal pedir uma salada de entrada? Fibras são super importantes para ajustar o seu hábito intestinal na viagem e te ajudar a limpar o corpo!
  • APROVEITE! Viajar é um dos maiores prazeres da vida, mas sei que em muitos casos pode ser puro trabalho e exaustão. Independente, sempre valorize a oportunidade de estar em lugar novo, conhecendo comidas locais e pessoas diferentes! Manter os rituais que descrevi aqui podem te trazer mais “chão”, coisa que perdemos quando viajamos muito e ficamos longe da nossa rotina!

Espero que ajude os viajantes de plantão!

 

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *