Bolo de Cenoura • Carrot Cake (Gluten Free, Dairy Free & Brazilian Style)

English version? Click “continue reading” then here! 

Eu não tenho a menor dúvida de que esse é o meu bolo preferido. Desde os meus 12 anos eu sempre fiz essa mesma receita. Vi que tinham 3 cenouras meio sem destino na minha geladeira e já na hora pensei nesse bolo. Resolvi seguir exatamente a receita que sempre fiz quando era criança, trocando apenas o tipo de farinha, óleo e o açúcar. Ficou exatamente como eu queria: fofinho, molhado e com aquela calda mais amarga para equilibrar o sabor.

Gluten Freak

Sim, essa receita é sem glúten, o que não significa sem açúcar ou sinônimo de super saudável. Na verdade, eu acredito que um alimento não deveria ser rotulado como saudável ou não, até porque, saudável é a pessoa e a o nível de qualidade de vida que ela se proporciona, o que envolve mais do que apenas como ela se alimenta.  Acredito em valor nutricional, em nível de nutrientes e agentes antioxidantes presentes em alimentos, mas cabe a cada um balancear isso de uma maneira que cause equilíbrio físico e mental.

Sem glúten apenas significa a ausência de um ingrediente (glúten), não confundam isso como uma garantia de ser saudável. Sim, usei ingredientes integrais, de boa qualidade, mas não deixa de ser uma sobremesa, um doce. Só queria ressaltar isso porque muita gente acha que ser sem glúten significa ser saudável, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Como explicarei adiante, vamos dar uma repensada nessa moda ou ditadura que estamos vivendo na nutrição. Tentar relaxar e simplesmente aproveitar o que a vida nos traz de bom e com equilíbrio. Final de semana merece uma receita diferente e para mim essa é a uma das melhores! Para a calda dobrei as receitas e guardei uma para dar aquela recauchutada para cada pedaço, claro!

Carrot cakeReceita

INGREDIENTES:

  • 3 cenouras médias limpas e cruas
  • 2 xícaras de farinha de arroz (usei Gluten Free All purpose flour)
  • 1 1/2 xícaras de açúcar Demerara ou de coco (ou mesma quantidade de Xylitol caso haja alguma restrição de açúcar na sua alimentação)
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de azeite
  • 1 col. de sopa de fermento em pó

INSTRUÇÕES:

  1. Em um liquidificador coloque as cenouras, ovos e óleo. Bater até misturar bem.
  2. Em uma tigela média, adicione a farinha, açúcar e o fermento. Gosto de passar na peneira para evitar aquelas pedrinhas de farinha no meio da massa. Misture bem com uma colher de pau.
  3. Junte a massa do liquidificador com a massa seca e misture bem com uma colher de pau.
  4. Pré-aqueça o forno a 180C ou 350F.
  5. Unte a forma com óleo de coco ou qualquer óleo e um pouco de farinha de arroz. Coloque a massa na forma e leve ao forno.
  6. Deixe assar por 35 – 40 minutos. Após 30 minutos fique de olho porque varia de forno para forno.

CALDA DE CHOCOLATE:

INGREDIENTES

  • 1 xícara de leite de amêndoas (ou qualquer um de sua preferência)
  • 6 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 3 col. de sopa de cacau em pó
  • 1 col. de sopa de manteiga ghee (ou comum)
  • 1 col. de chá de canela em pó
  • Pitada de sal marinho.

INSTRUÇÕES:

  1. Coloque tudo em uma panela com fogo médio e fique mexendo sem parar até engrossar um pouco.
  2. Faça uns furos no bolo para a calda poder entrar na massa.
  3. Com a calda ainda quente, coloque por cima do bolo já assado e seja feliz!

Carrot cake 2Quando postei no Instagram, minha legenda foi “Balance”. Acho que com essa onda de ser saudável, não comer isso, comer aquilo, está virando uma certa ditadura nutricional, mas ninguém percebe. Ou melhor, a maioria não percebe. O que eu gostaria de explicar diante de tudo que já aprendi em 10 anos de consultório, trabalhando com diferentes idades, gêneros, poder aquisitivo e etc, é que não existe certo e errado. Existe bio-individualidade, o que significa que o que para mim pode ser a solução, para você pode ser veneno. Simples assim.

Eu resolvi fazer esse blog para inspirar as pessoas a cozinharem mais, a ter mais contato com a comida e aprender que se alimentar bem tem que ter sabor e equilíbrio. Não foi para dizer que comer glúten é péssimo ou que o que quer que você esteja fazendo é melhor parar e começar a me copiar. Sou nutricionista e desde meus 18 anos nunca parei de estudar e me testar, e sabe porquê? Porque a gente muda, o corpo muda e a ciência muda. Só que aí vem a mídia, redes sociais e todo mundo perde a cabeça, principalmente quem não tem muito conhecimento (tanto próprio, como de nutrição).

Sim, temos tendências, hábitos em comum que nos facilitam poder visualizar fatores desencadeantes de tantas doenças que a população mundial vem sofrendo. Mas, isso não é por causa de um ingrediente ou um alimento, mas parte de um fase onde as pessoas perderam a noção e a conexão consigo mesmas, querem resultados rápidos para problemas antigos e soluções em pílulas. Vivemos uma era virtual, tudo é industrializado, onde sentar para comer todo mundo junto virou raridade. Ninguém tem tempo. Ninguém tem tempo para dar prioridade para pequenas coisas e assim vamos nos perdendo, perdendo reais conexões.

Só queria dizer isso tudo para poder ressaltar que cada um tem um corpo que vai responder de maneiras diferentes. Eu encorajo todo mundo a tentar tirar ou incluir alimentos diferentes, testar e se observar. Procurar um profissional (nutricionista) ao invés de copiar alguém que provavelmente tem uma vida e um organismo completamente diferente do seu. Ter paciência e parar de querer resultados imediatos para problemas e hábitos antigos.

Essa receita é sem glúten, porque EU tenho uma digestão complicada e descobri muitos pontos positivos depois que evitei o glúten, mas mesmo assim não me privo de comer algumas coisa com glúten caso tenha vontade. Isso porque não sou alérgica, apenas tenho uma sensibilidade, assim como tenho com alguns nuts e leite de vaca. Ainda me testo, ainda mergulho no chocolate ou na salada, mas o que mais busco é qualidade e variedade sempre! Bom domingo!!

Carrot Cake (Gluten Free & Brazilian Style)gluten free carrot cake

Recipe

INGREDIENTS:

  • 3 medium carrots (cleaned and raw)
  • 2 cups rice flour (used Gluten Free All purpose flour)
  • 1 1/2 cups of coconut sugar or Demerara
  • 3 whole eggs (organic)
  • 1 cup olive oil
  • 1 Tbsp. baking powder

INSTRUCTIONS:

  1. In a blender put the carrots, eggs and oil. Beat until well combined.
  2. In a medium bowl, add the flour, sugar and baking powder. I like to use a strainer to avoid those small flour rocks. Mix it well with a wooden spoon.
  3. Add the wet mixture into the bowl with the dry ingredients and mix it well with a wooden spoon.
  4. Preheat the oven at 180C or 350F.
  5. Pour the batter into the  prepared pan scraping the sides of the bowl.
  6. Bake for 40 minutes. After 30 minutes keep an eye or insert a toothpick in the center until it comes out clean.

CHOCOLATE CRUST:

INGREDIENTS

  • 1 cup almond milk (or any of your choice)
  • 6 Tbsp. of coconut sugar
  • 3 Tbsp. cocoa powder soup
  • 1 Tbsp. ghee butter (or common)
  • 1 Tsp.  cinnamon powder.
  • Pinch of sea salt.

INSTRUCTIONS:

  1. Put everything in a pan with medium heat and keep stirring constantly until thickened.
  2. Make some holes in the cake so the chocolate can penetrate deeply in your cake.
  3. Place the chocolate on top of the cake, making sure you are filling the wholes with chocolate! Wait to cool down and be happy!

Notes

I have made double recipe for the chocolate crust so I can use an extra spoon of it for each slice!

2 Comments
  • Megan
    July 24, 2016

    Hi ! Can I use coconut nectar instead coconut sugar? Thank you!

    • Fernanda Mello
      July 25, 2016

      Hi, Megan! I love coconut nectar!I haven’t tried in this recipes, but it will probably work perfectly!! Please let me know the result!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *