fbpx

Vegan Queso

Adoro como podemos criar receitas com ingredientes incríveis que nunca imaginamos combinar! Essa receita vai te impressionar no sabor, textura e realmente te lembrar do sabor daquele queijo cremoso de comida mexicana. Eu adoro quando receitas com ingredientes vegetais ficam tão boas quanto a receita original! Mesmo não sendo vegetariana, me alimento primordialmente de alimentos vegetais (hortaliças, sementes, leguminosas, nuts, grãos, frutas e etc) e me sinto muito bem tendo sempre bastante alimentos que vem da terra.

Uma receita com influencia da culinária mexicana que adoro! Morando no sul da California temos uma influência incrível da culinária mexicana que me trouxe muita inspiração na cozinha e um amor ainda mais especial por TACOS e burritos! Descobri o abacate em pratos salgados graças a influencia deles!

Não recomendo substituir ou omitir nenhum ingrediente, para garantir sucesso no sabor e textura!

Muitos me perguntam se queijo de vaca é vilão para a saúde e eu sempre respondo que não existe isso! Cada um funciona de um jeito e vai ter uma reação única aos alimentos, além de que não existe veneno sem dose! Não vou negar que a qualidade dos laticínios industrializados derivados de vaca têm os seus poréns pelo fato da falta de ética que os animais geralmente são tratados (maioria em confinamento), assim como a forma que as vacas são alimentadas (milho e soja trangênica) e/ou medicadas (uso de antibióticos), o que influencia na qualidade dos derivados e da própria carne de vaca.

Eu geralmente me divirto e me satisfaço com receitas de queijos mais vegetais e saborosas no dia a dia, mas não me privo caso queira curtir um queijo se bater vontade! Quando eu compro laticínios eu procuro opções com poucos ingredientes listados, na maioria das vezes orgânicos, sem adoçantes (iogurtes), aditivos químicos e etc. Geralmente você vai achar algo do tipo na lista de ingredientes: leite integral/desnatado pasteurizado, algum tipo de cultura (probiótico) e sal. É isso!

Independente se você come queijos ou não, se é vegano ou omnívoro, vai AMAR essa receita! Ela pode funcionar para servir de aperitivo com alguns crackers, cenourinhas, pepino, rechear tacos, burritos e até misturado em uma massa!

Se fizerem a receita me marquem ou comentem lá embaixo! Vou adorar saber como foi a experiência de vocês!

Receita

Rendimento – 2 xícaras / 500ml

Ingredientes:

  • 1 xícara/150g de castanha de caju, deixada de molho por 4-8 horas ou durante a noite.
  • 1 pimentão vermelho pequeno orgânico
  • ½ colher de chá de sal
  • 1/4 xíc de levedura nutricional (nutritional yeast) – acha em lojas de produtos naturais ou Amazon. 
  • 2-3 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
  • ½ dente de alho
  • 1 pedaço pequeno de cúrcuma fresca ou 1/2 colher de chá em pó
  • Pitada de pimenta caiena em pó a gosto
  • ½ xícara/125ml de água

Instruções:

  1. Escorra e lave as castanhas.
  2. Coloque todos os ingredientes, com exceção da água, em um liquidificador ou processador de alimentos. Vá adicionando aos poucos a água, sugiro adicionar uma colher de sopa por vez até que chegue na consistência desejada. Para uma consistência mais firme, use menos água, se quiser um queijo mais liquido utilize mais água. 

*Se você optar por usar  processador de alimentos, a textura não será tão homogênea, mas continuará delicioso! 

Receita adaptada da maravilhosa My New Roots! Vale muito conhecer o site dela! 

Vegan Queso

Makes about 2 cups / 500ml

Ingredients:
1 cup / 150g cashews, soaked for 4-8 hours or overnight
1 red bell pepper
½ tsp. salt
2 Tbsp. nutritional yeast
2-3 tsp. freshly squeezed lemon juice, to taste
½ clove garlic
1 small piece fresh turmeric
ground cayenne, to taste
½ cup / 125ml water

Directions:
1. Drain and rinse the cashews.

2. Put all ingredients, except water, in a high-speed blender. 

3. Add water according to the consistency you wish. I like adding 1Tbsp at a time. The less water you add, the creamier it gets. 

Recipe inspired by one of my favorites bloggers My New Roots! Make sure to check her blog out!  

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *