fbpx

Iogurte de Coco Fermentado | Fermented Coconut Yogurt

English version? Click here! 

Desde que senti os benefícios dos alimentos fermentados na minha saúde e bem-estar, incluo diariamente uma porção desses alimentos ricos em probióticos na minha alimentação. Esses microrganismos podem nos ajudar de diversas maneiras, principalmente equilibrando as bactérias da nossa flora intestinal (aqui fiz um post completo sobre alimentos fermentados e os seus benefícios). Com esse equilíbrio, nossa absorção de nutrientes é bem mais eficaz,  nossa imunidade é favorecida, assim como o funcionamento de glândulas e órgãos do nosso organismo.

O iogurte faz parte do hábito alimentar de muitas pessoas, além de ser uma opção prática e rápida para o café da manhã ou para um lanchinho ao longo do dia. Além de ser super versátil, pode ser usado em smoothies, misturado com frutas e/ou geléias, nozes, sementes..etc!

Lembrem-se que iogurte de verdade é feito apenas de leite e fermento lácteo, nada além. O sabor original é azedo, não doce. O que geralmente vemos por aí são iogurtes cheios de açúcares, adoçantes artificiais, corantes e espessantes, portanto, sempre leia a lista de ingredientes e lembre-se: menos é mais. Essa versão de iogurte que fiz foi à partir do creme de coco que muitas vezes no Brasil é difícil achar puro. Indiquei as marcas que usei daqui dos USA, mas para quem mora no Brasil sugiro testar com leite de coco e de repente incluir mais chia para engrossar. 

Passo a passo para fazer o seu iogurte

Quem não está habituado com alimentos fermentados pode ficar um pouco apreensivo e receoso com a idéia de produzir o seu próprio alimento, mas eu te garanto que não tem segredo (ok, poucos que vou dividir com vocês)!

Os probióticos são microrganismos sensíveis e para cultivá-los precisamos nos atentar para alguns detalhes. A higienização dos frascos e espátulas é o primeiro passo para evitar a contaminação. Outro detalhe importante é evitar o uso de materiais de metal, isso porque os probióticos são de natureza ácida e ao entrarem em contato com um metal reativo, vão reagir prontamente. Então as melhores opções são os frascos de vidros, espátulas de madeira, plástico, silicone ou aço-inox (metal inerte).

Em relação ao tempo necessário para a fermentação, temos o calor como uma das variáveis mais importantes, e é ele que vai ditar a velocidade do processo. Os frascos devem ser armazenados em temperatura ambientes e protegidos da luz solar direta. Em média leva de 24 a 48 horas para que o processo de fermentação ocorra, não recomendo deixar muito tempo além das 48h, para evitar contaminações fúngicas. Outra variável que interfere no tempo,  é a forma que você prefere consumir o iogurte, uma textura mais líquida exige menor tempo e por outro lado, quem prefere a textura mais consistente, deve esperar um pouco mais ( até 48 horas) .

Utensílios necessários: O processo é bem simples, mas alguns detalhes simples vão fazer toda a diferença! Vamos lá, você vai precisar de um

  • Pote de vidro bem higienizado e de preferência com a boca estreita,
  • Uma colher de madeira ou espátula de silicone
  • Pano de algodão (cheesecloth) e os probióticos em cápsulas que sugiro esse ou esse

Receita

Ingredientes:

  • 400 ml de creme de coco (mais denso que o leite de coco, contém a “carne” do coco como primeiro ingrediente e água como segundo)
  • 2 cápsulas de probióticos ou probióticos em pó  (uso essa ou essa)
  • 2 colheres de sopa de semente de chia

Utensílios:

  • Pote de Vidro
  • Pano de Algodão (cheesecloth)
  • Colher de Madeira ou espátula de silicone
  • Elástico ou cordinha para amarrar o pano

Preparo:

  1. Misture o leite de coco e despeje em um frasco de vidro
  2. Misture a chia com o leite de coco
  3. Abra as cápsulas de probióticos e misture com o leite de coco com a ajuda de uma colher.
  4. Cubra o vidro com o pano de algodão (caso queira aquela consistência mais densa, passe duas camadas de pano).
  5. Com a ajuda de uma cordinha ou elástico prenda o pano
  6. Deixe repousar de 24 a 48h em temperatura ambiente (quanto mais quente for o ambiente, mais rápido será o processo de fermentação)
  7. Armazenar na geladeira até o consumo.

 

Fermented Coconut Yogurt

This is a super easy recipe and a good way to start consuming fermented food! Since I started consuming probiotics I’ve noticed an improvement on my overall health and well-being.  Fermented food will introduce beneficial bacteria into our digestive system and help to balance “the good and the bad” bacteria in our system. Having the proper balance of gut bacteria will help to absorb more of the nutrients in the foods, leading to an increase of antibodies and a stronger immune system.

There are no fancy tricks or expensive equipment involved here, this recipe requires just 2 to 3 simple ingredients and can easily and quickly be made by anyone. Yogurts are always a good option for breakfast or a satisfying snack! I like to add fresh fruits, granola and seeds into my yogurt, increasing the amount of proteins and fibers.

Recipe

Ingredients:

Utensils:

  • Glass Jar
  • Cheesecloth
  • Wooden spoon or silicone spatula (don’t use a metal spoon, it can react negatively with the probiotics)
  • Rubber band

Instructions:

  1. Shake your coconut milk well, open it and pour into a clean, dry glass jar.
  2. Add the chia seeds and empty your probiotic capsules into the yogurt.
  3. Stir until creamy and smooth, pushing the probiotic up against the side with your spoon to evenly disperse.
  4. Cover the mixture with cheesecloth  and secure with a rubber band.
  5. Let the yogurt activate for at least 24 hours and up to 48 hours in room temperature. The longer it rests, the tangier the yogurt will become.
  6. Once the yogurt has reached the right amount of thickness for your liking, cover securely with a lid and refrigerate.

6 Comments
  • Hannah
    March 26, 2018

    oi, nanda! Eu não acho esse creme de coco aqui no Brasil. Será que posso utilizar fazendo em casa o creme?

    • Fernanda Mello
      June 28, 2018

      Sim! Tem creme de coco no Brasil também!! Talvez tenha que engrossar com chia depois. Beijos

  • Denise
    June 29, 2018

    Oi Fernanda!
    Onde encontro esse creme de coco aqui no Brasil? Ou se puder indicar outras opções de marca que vendem aqui no Brasil…
    Obrigada!
    Bjs

    • Fernanda Mello
      December 17, 2020

      Oi Denise,

      Acredito que você encontre em empório e lojas de produtos naturais. Sei que existem algumas opções importadas disponíveis no Brasil.
      A Pura Vida tem uma opção de creme de coco também!

      Abraços,
      Fernanda

  • PATRICIA CRISTINA
    September 15, 2019

    Será que pode fazer sem a chia? Qual a função dela no iogurte?

    • Fernanda Mello
      December 17, 2020

      Oi Patricia,

      A chia quando hidratada forma um gel, ajudando a dar consistência pro iogurte. Além disso, adiciona uma boa quantidade de fibra e gorduras boas na preparação.

      Abraços,
      Fernanda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *