fbpx

Hidratante Facial Caseiro

Minhas aventuras não estão se limitando mais a receitas culinárias! Minha nova façanha foi criar meu próprio creme hidratante facial. Não sou expert no assunto, mas estou dando os primeiros passos e estou adorando o resultado!
Falamos muito sobre alimentação saudável, mas você sabia que nossa pele absorve muita coisa e isso impacta diretamente na nossa saúde de modo geral? Então é muito importante escolhermos bem nossos produtos de higiene pessoal, higiene da casa e estarmos atentos a lista de ingredientes.

A Indústria da Beleza

Temos que pensar também que a indústria de beleza quer nos fazer acreditar em um padrão de pele perfeito. Isso não existe, muito importante deixar isso bem claro porque às vezes olhamos aquelas fotos e propagandas de revistas e nos frustramos! Photoshop e makeup, ok? Legal entendermos que com os anos é normal ganharmos marcas, cicatrizes e tudo que sinaliza nossa jornada de vida. 

Encontramos no mercado uma quantidade gigantesca de produtos de beleza, com as mais diversas promessas. Mas nem sempre eles apresentam apenas benefícios, os 10 ingredientes mais tóxicos que com frequência são usados em cosméticos são: óleo mineral (um pouco controverso), fragrância/perfume, dietanolamina (D.E.A.), trietanolamina (T.E.A.), monoetanolamina (M.E.A.), hidroquinona, triclosan, lauril (éter) sulfato de sódio, laurel sulfato de sódio, parabenos (metilparabeno, isobutilparabeno, propilparabeno) e alumínio para desodorantes. 

Um estudo mostrou que uma pequena pausa no uso de produtos de beleza industrializados já pode resultar em melhora nos níveis de substâncias que quando presentes no nosso organismo  são capazes de influenciar a nossa produção hormonal. 

Como Melhorar a Saúde Nossa Pele

Muitas pacientes minhas têm como queixa problemas de pele.  Acredito muito em uma combinação de fatores para amenizar este problema, entre eles: alimentação, fatores genéticos, hidratação, sono, estresse e consumo de bebida alcoólica. 

Pensando nisso, uma ótima e simples estratégia é aumentar o consumo de alimentos antioxidantes (frutas, verduras, legumes) com bastante variedade de cores! Legal também não esquecer de incluir gorduras que carregam milhares de nutrientes (principalmente Vitamina E e A) e sempre se manter bem hidratado! 

Minha pele é muito sensível e além disso tenho rosácea, então sempre tive muita dificuldade para encontrar produtos de beleza ou protetor solar que não irritassem a minha pele ou me dessem alergia. Além de cuidar da minha alimentação percebi que só marcas naturais funcionam bem comigo. Gosto muito da Honey Organics marca do Hawaii que não me dá alergia e também Cocokind para maquiagem e cuidados de pele.

Cada individuo é único, então é muito importante observar o que funciona melhor para você. Observe a sua pele, se desconfiar de algo, faça um teste evitando o consumo ou uso de determinado alimento ou produto por um tempo para avaliar se os sintomas melhoram. E claro que para casos especiais o adequado é procurar um médico dermatologista, esse post não tem como objetivo substituir uma consulta, muito menos diagnosticar. 

Agora vamos pra receita?

Receita

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de azeite (jojoba, amêndoas ou gergelim cru)
  • 15g de cera de abelha orgânica
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 6 gotas de óleo essencial (Rosa)
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel (opcional)

Instruções:

  1. Coloque todos os ingredientes em um pote de vidro e leve ao fogo em banho maria até que derretam.
  2. Tire a mistura da panela e mexa ocasionalmente até esfriar.

 

4 Comments
  • David
    January 2, 2020

    Boa Noite, quanto tempo o produto pode permanecer guardado?

    • Fernanda Mello
      December 17, 2020

      Olá David,

      Você pode armazená-lo enquanto a textura se mantiver como a do início, por volta de 06 meses.

    • Suellen
      August 11, 2021

      Oi! Esse hidratante é diurno ou noturno? Obrigada 🙂

      • Fernanda Mello
        August 13, 2021

        Pode ser em qualquer momento 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *