fbpx

Pólen de Abelha

Mais um presente da natureza para as nossas vidas! Devido às suas características e propriedades nutricionais (principalmente pelos aminoácidos e vitaminas), podemos considerar o pólen de abelha um superalimento! Tenho como estratégia para a minha vida e tento passar o máximo possível essa dica durante meus atendimentos: aproveitar com respeito ao máximo a comida de verdade e o que a natureza nos traz!
Uma alimentação equilibrada combinada com superfoods pode ser uma ótima estratégia para corpo e mente saudáveis e felizes! Agora vamos conhecer mais sobre esse superalimento? 

O pólen é produzido por abelhas e é a combinação do pólen de flores + néctar + enzimas + mel + cera + secreções de abelhas. As abelhas coletam o pólen das plantas e o transportam para a colmeia, onde é armazenado e usado como alimento para toda a colônia. Tanto o sabor, quanto a coloração do pólen dependem da sua origem, então não estranhe caso encontre pólens mais claros e mais escuros. A coloração do pólen não interfere com as suas propriedades o mais importante é escolher uma marca de confiança! Ah, o pólen de abelha não pode ser sintetizado em laboratórios.

Os benefícios do Pólen de abelha são variados, mas nem todos comprovados cientificamente: alívio de TPM, auxílio na saciedade e perda de peso, problemas de infertilidade e etc. A seguir alguns dos benefícios e estudos relacionado ao tema. 

Benefícios do Pólen 

Auxilia no combate às inflamaçõesestudos apontam a presença de componentes anti-inflamatórios na sua composição além da presença de flavonoides. Sabemos que um organismo inflamado pode gerar diversos sintomas, desconfortos e queixas, que vão desde dores nas articulações até problemas gastrointestinais e de pele. 

Função antioxidantepesquisadores  descobriram que o pólen de abelha possui altas concentrações destes elementos. Entre eles, podemos destacar: flavonoides, resveratrol, licopeno, vitaminas A, C e E.  Sabe-se que os antioxidantes possuem um papel fundamental no combate aos radicais livres e consequentemente no combate ao envelhecimento precoce e processos oxidativos danosos. 

Alívio dos sintomas de stress –  O pólen de abelha pode aumentar o nosso fluxo sanguíneo, ajudando a reduzir o estresse. E é também, de acordo com estudos, tem papel eficaz no alívio do cansaço e fadiga.

Boost no sistema imunológico – Sabemos o quanto é importante para a nossa saúde mantermos o nosso sistema imune forte. O pólen de abelha é muito utilizado na apiterapia, pois demonstra uma série de ações como antifúngico, antimicrobiano, antiviral, anti-inflamatório, imunoestimulante e analgésico local, além de facilitar o processo de cicatrização de queimaduras.

Como usar

Não existe uma dose certa de se usar, mas como existe bastante nutriente em pouca quantidade, geralmente varia de 1/2 a 1 colher de chá por dia. 
Onde: por cima de smoothies, saladas, açaí bowl, em torradas e etc. 

Como armazenar:

dentro da geladeira e em um recipiente fechado. 

Onde Encontrar

Quem está nos EUA consegue encontrar com facilidades o Bee Pollen em lojas de produtos naturais ou supermercados naturais tipo Whole Foods ou outros locais. Eu costumo comprar no Farmers Market de um produtor local de onde moro. 
No Brasil é possível encontrar o produto em lojas de produtos naturais ou pela internet. 

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *