fbpx

Ritual Noturno

Da mesma forma que começar o dia com um ritual matinal pode impactar diretamente na qualidade do dia que teremos pela frente, alguns hábitos para finalizar o dia são importantíssimos para garantir uma noite de sono de qualidade, descanso mental e físico e como consequência mais disposição e energia para começar um novo dia!

Converso muito com meus clientes sobre a importância de estarmos atentos e conscientes das nossas ações, principalmente com aquelas que já estamos condicionados a fazer, só dessa maneira conseguiremos aproveitar de fato cada momento.  Neste sentido, os rituais podem ser nosso grande aliado nesta busca! Vou compartilhar meu ritual noturno e algumas dicas que poderão ajudar você a ter uma noite de sono de maior qualidade e uma vida com mais disposição e energia!

Possíveis Benefícios do Ritual Noturno

Cada indivíduo tem o seu próprio ritmo mas todos nós possuímos algumas necessidades essenciais e básicas em comum: manter o nosso corpo hidratado, uma alimentação que seja suficiente para suprir nossa demanda energética, convívio social, trabalho, descanso, lazer, horas de sono e por ai vai!

A partir do momento que criamos alguns rituais e repetimos eles no nosso dia a dia, o nosso corpo e mente acabam se condicionando, o que pode facilitar e melhorar a nossa vida em diversos aspectos, como por exemplo com: uma alimentação mais rica em alimentos in natura, uma vida com mais movimento corporal, um dia mais produtivo e é claro que um sono de qualidade também faz parte disso! O sono além de necessário, é fundamental para o nosso bem-estar, irei explicar o porquê

Sono e nossa saúde

É durante o sono que o nosso cérebro desempenha algumas atividades fundamentais para nossa existência: organiza e consolida memórias do dia anterior, organiza pensamentos, secreta hormônios e exercita a criatividade. Sendo assim o sono não é apenas descanso e preparo para o próximo dia e sim a continuação do nosso complexo processo de aprendizagem.

A privação do sono pode causar diversas alterações endócrinas, metabólicas, físicas, cognitivas, neurais, podem ocorrer reduções na eficiência do processamento cognitivo, do tempo de reação e da responsividade atencional, prejuízo na memória, aumento da irritabilidade, quadros hipertensivos, diminuição da libido e modificações na arquitetura do sono, que em conjunto comprometem a nossa saúde e qualidade de vida.

O Meu Ritual Noturno

Desde que percebi que a qualidade do meu sono dita como será meu próximo dia, criei e adaptei alguns hábitos para ajudar meu corpo entender quando é a hora de relaxar e desconectar. Para começar eu procuro jantar mais cedo e opto por refeições mais leves e as sopas cremosas com um pãozinho têm sido minha opção favorita. Depende muita da estação e alguns dias eu tenho mais fome que outros.

Bebidas Noturnas e Ambiente Zen

Um pouco antes de deitar preparo um chá relaxante (camomila, molungu, melissa, erva cidreira ou mix da Zen da Sowl) ou  turmeric latte. Algumas vezes assisto alguma série ou documentário no Netflix, mas evito coisas pesadas que possam me deixar agitada. Documentários sobre natureza são meus preferidos: Animal Planet, One Strange Rock e etc.

Procuro cuidar também do ambiente em que durmo, deixando ele o mais aconchegante e agradável possível. Uma estratégia que funciona muito bem para mim é utilizar um vaporizador com óleos essenciais que estimulam o relaxamento, os meus favoritos são lavanda, lemon grass ou peper mint.

Além disso meu celular não entra no meu quarto na hora de dormir, costumo deixá-lo carregando na sala. Nos dias que termino meu atendimento mais cedo ou estou precisando de uma ajudinha extra para relaxar,  preparo um banho de banheira com epsom salt.

Dicas para Seu Ritual Noturno

Cafeína: reduzir o consumo após o meio dia pode te ajudar a ter um sono de mais qualidade.  A cafeína tem um poder estimulante no nosso organismo e até por isso se torna um vício fácil para a maioria de nós, principalmente quando temos uma rotina corrida. Ao mesmo tempo que o café pode ser um excelente aliado para começarmos o dia, a sua dosagem e o horário que o ingerimos está diretamente relacionado ao impacto dele no nosso organismo, podendo ser positivo ou negativo. Para uma noite de sono tranquila e de qualidade é fundamental que nosso corpo e mente estejam calmos, então o café deve ser consumido com moderação após um certo horário, para que seu efeito estimulante não seja sentido na hora do sono.

Digital detox: vivemos em uma era digital onde estamos conectados com o mundo praticamente 24hrs por dia, apesar dos inúmeros benefícios desta conectividade é importante saber dosar o tempo que passamos “online”  e principalmente saber o momento de se desconectar. Uma forma para ajudar nossa mente a relaxar é evitar mexer em celulares, tablets, computadores, TV e etc, de 02 horas a 30 minutos antes do horário de dormir.

Leitura: ler pode ser uma ótima estratégia para mostrar para o nosso corpo que é hora de relaxar. É importante escolher uma leitura que não te deixe agitado ou ansioso se não o efeito será contrário.

Respiração: esta técnica funciona como um calmante e ajuda a induzir o sono. Seu princípio é parecido com a meditação, visto que sua atenção estará voltada para o ato de respirar, algo que fazemos automaticamente, sem nos darmos conta.  Respirar de maneira consciente, mais lenta e profunda ajuda a relaxar os músculos, diminuir a velocidade dos batimentos cardíacos além de levar sua atenção para longe de pensamentos que podem estar acelerando sua mente.

Óleo Essencial: os óleos essenciais são gotas concentradas da essência natural da planta e podem ser utilizados através da aromaterapia para trazer diversos benefícios ao nosso corpo. Alguns óleos possuem características relaxantes e podem ser um bom aliado para ajudar o nosso e corpo e mente relaxarem. Algumas sugestões de óleos relaxantes são: lavanda, manjerona, camomila e bergamota. Você pode pingar algumas gotinhas em um algodão e colocar próximo ao seu travesseiro ou utilizar um difusor/vaporizador.

Banho relaxante: uma ótima maneira para ajudar nosso corpo e mente relaxarem é preparam um banho de banheira com Epsom Salt ou outros sais e ervas. Uma alternativa para aqueles que não tem banheira em casa é o escalda-pés, que entre os seus diversos benefícios contribui também para o relaxamento.

Evitar atividades física de alta intensidade a noite: ao realizarmos atividade física nosso corpo libera adrenalina e aumenta a temperatura corporal, criando uma situação antagônica ao sono adequado e ao relaxamento. Dessa forma evitar atividades vigorosas nas 3 horas que precedem o sono pode ser uma boa maneira para evitar uma noite de sono agitada. Lembrando que o autoconhecimento é sempre a melhor estratégia, então aprenda a ouvir e interpretar os sinais que o seu corpo envia, as vezes o que funciona para a maioria das pessoas pode não ter o mesmo efeito em você.

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *