English version? Click “continue reading” then here!
Estou obcecada por esse pão! Essa receita deu tão certo que postei a foto no Instagram sem a receita, só para compartilhar a minha empolgação. Assim como a maioria das receitas que faço, esse Pão de Batata Doce tem poucos ingredientes e não requer muita agilidade na cozinha.
Você só terá o trabalho de cozinhar as batatas para fazer o purê, depois é só misturar tudo em um liquidificador ou processador de alimentos e levar ao forno. Repetindo: são apenas 6 ingredientes e fácil de fazer, portanto, arregace as mangas e tente essa receita porque pão fácil e saudável é igual a ouro!
Eu amo fazer pães em casa, você pode ver que tenho várias receitas aqui no blog. Sou a primeira a incentivar as pessoas a se aventurarem na cozinha. Eu vejo isso como uma forma inteligente e prazerosa de se cuidar e cuidar de quem estiver ao seu redor.
Eu sei que fazer pães pode parecer algo bem complicado e muita gente se sente intimidada e nem se quer chega a arriscar uma receita. Eu já pensei assim. Passava por blogs e via aqueles pães maravilhosos e pensava: eu não tenho nem tempo, nem capacidade para fazer esses pães.
Quantas coisas deixamos de fazer porque achamos que não somos capazes? Várias. Ou então porque somos muito ocupados, não temos tempo para absolutamente nada, certo? Bom, na verdade todos nós temos a mesma quantidade de tempo, o que temos de diferente são prioridades.
Muita gente acha que minha profissão é fazer receitas e o blog. Mas, sou mais uma pessoa que trabalha de 8 a 10 horas por dia e cozinhar, assim como alimentar esse blog, é um hobby para mim. O blog foi uma maneira que encontrei de me inspirar para descobrir coisas novas e ao mesmo tempo inspirar qualquer um que esteja passando por aqui. Portanto, estamos juntos nessa vida real e corrida.
Esse último sábado participei de um curso de culinária brilhante e aprendi a fazer milhares de coisas que, mais uma vez, achava inviável de fazer em casa: kombucha, queijos com probióticos e com base de oleaginosas, vegetais fermentados e etc. Agora a minha casa parece um laboratório de biologia, tenho uma filha que é na verdade um “cogumelo” de kombucha, que está fermentando em um chá para fazer a famosa bebida rica em probióticos! Estou super empolgada com essa nova prática de alimentação fermentada!
Ser saudável não significa comer 100% orgânico, virar vegano, ser rato de academia, comer 100% comida feita com as próprias mãos ou não comer carboidratos. Ser saudável é um caminho de se descobrir e aceitar a necessidade de se adaptar às mudanças do seu corpo, seja pelo seu estilo de vida ou por necessidades fisiológicas.
Vamos parar de boicotar nossos próprios pensamentos e objetivos e pensar de uma maneira mais realista: qualquer pequena mudança positiva, é um grande passo que poderá abrir mais oportunidades para você se sentir bem, mesmo fora da sua zona de conforto.
Sim, é aquele velho papo: vamos comer mais verduras, mais legumes, menos produtos industrializados e de origem animal (ou pelo menos apoiar a produção e consumo de produtores locais com tratamento digno de animais). Vamos ser mais conscientes e escolher melhor o que colocamos no nosso “sistema” e pensar no porquê das nossas escolhas. Seja para se sentir mais feliz, para aliviar um dia horrível de trabalho, se sentir mais disposto, ou ainda pela simples intuição de comer! O que te faz escolher o que vai comer? Já pensou nisso?
Eu acredito muito em resgatar hábitos antigos, porque acho que estamos perdendo muito a conexão com o próprio corpo e com as pessoas em geral. Tudo virou muito virtual e artificial, tanto a comida, como os relacionamentos. Por isso, encorajo todos que trabalham comigo a resgatar o contato com a comida e a busca por atividades que nos tragam de volta para a nossa essência.
Espero que assim como eu, você também queira ter manhãs aromatizadas por esse pão maravilhoso, saborear cada mordida, com algo feito por VOCÊ. Qualquer dúvida ou comentário, sintam-se a vontade de escrever no final da página. Se estiver interessado (a) em ter minha ajuda em como criar uma vida mais saudável, trabalho com pessoas de diversos países via online, clique aqui para saber mais.
Receita:
INGREDIENTES:
- 400g de pure de batata doce ou abóbora japonesa
- 4 ovos (preferir ovos orgânicos, caipira)
- 300g de farinha de amêndoas
- 50g de óleo de coco derretido
- 1 col de chá de sal marinho (usei sal marinho misturado com ervas secas)
- 1 col de chá de fermento (uso fermento sem alumínio)
INSTRUÇÕES
- Pré-aqueça o forno a 325 F ou 160C
- Em uma forma de pão coloque papel manteiga ou unte com óleo de coco (uso papel manteiga ara todas as minhas receitas, quase nunca unto)
- Em um processador de alimentos ou liquidificador, coloque o purê de batatas cozidas, ovos e o óleo de coco até ficar bem cremoso. Adicione a mistura em uma tigela e misture os ingredientes restantes (farinha de amêndoas, sal e fermento por último), misturando bem com uma colher de pau.
- Deixe assar no forno por 1 hora e 15 minutos.
- Espere esfriar por 1 hora antes de fatiar.
EXTRAS:
- Como armazenar: Diferente de pães industrializados, esse pão não contém conservantes, portanto, não irá durar muito tempo fora da geladeira. Deixe na geladeira por 1 semana ou congele as fatias e use uma torradeira para servir quentinho!
- Outras sugestões: Fica maravilhoso com manteiga, queijo de cabra, geléias e acompanhando um ovinho mexido! Enjoy!
Com amor,
Fê
Sweet Potato Bread
WOW!!!! I am so obsessed with this bread, seriously! First and foremost, I am a big fan of sweet potatoes, no matter the way: baked with cinnamon and sea salt, sweet potato fries, mashed potatoes, in pancakes, etc. This was my first time trying to make a homemade sweet potato bread and I’m surprised how fantastic it turned out!
I love making my own breads at home, especially because breakfast is my favorite meal and having a fresh bread (to add to your breakfast spread) is priceless and worth every second I spend doing it! The cool thing about this recipe is that its soooo easy and with just a few ingredients! So, no excuses! You will only need to boil the sweet potatoes before making the bread, so you can puree them for the recipe.
The Sweet potato is very well known for its low glycemic index (does not spike your blood sugar after eating it) and its versatility, they can work in both sweet or salty recipes, so it’s a very interesting ingredient to have at home, especially if you also like trying out recipes.
This recipe is paleo friendly, grain free, gluten free, contains a lot of fiber, protein, and friendly fats! Therefore, it can be part of your main meals, not only for breakfast, of course.
Recipe
INGREDIENTS
- 400g of sweet potato puree
- 300g almond meal
- 4 free range eggs
- 50g of coconut oil
- 1 teaspoon baking powder (aluminium free)
- 1 teaspoon of sea salt + dried rosemary
INSTRUCTIONS
- Preheat the oven to 325F
- Place a parchment paper into a bread loaf or coat it with coconut oil
- In a food processor or blender, pulse the potatoes puree, coconut oil, and eggs until smooth. Then you either add the remaining ingredients into the food processor, or mix it all in a different bowl.
- Bake your bread for 1 hour and 15 minutes.
- Allow it to cool down before slicing it.
How to store: since there is no preservatives, I’d recommend you to keep it inside your fridge for one week. You can also slice the bread and freeze it so you can save it for longer time (put in a toaster before eating it)
Suggestions: taste amazing with goat cheese or cashew cheese. You can also add fruit jam and nut butters!
July 18, 2016
Inspirador!! Vou experimentar!!
July 18, 2016
Depois me conta! 😉
July 18, 2016
Hummm vou fazer hoje….em qual momento coloco a semente de girassol? bjs
July 19, 2016
Antes de ir ao forno, Ma!Beijos
July 20, 2016
Adorei sua receita e vou testá-la esta semana. Desculpe-me mas, por estar com excesso de alumínio no corpo, tive que trocar todas as panelas e deixei de usar vários produtos por esse motivo, inclusive o fermento em pó. Também tirei leite e derivados, o glutén e o açúcar.
Precisamos de receitas com esse padrão (é muito difícil encontrar). Talvez você consiga?
Gosto e procuro sempre alimentação natural. Não estranhe, adoro cozinhar (apenas o trivial).
July 21, 2016
Oi, Gerson!! Obrigada pela msg!Eu uso fermento sem alumínio (aluminium free), fácil de achar aqui onde moro (Califórnia). Voce pode achar online, porque sei que no Brasil não é algo comum. Que bom que está procurando uma alimentação mais funcional, espero que se adapte bem. Todas as minhas receitas são sem glúten e sem leite, máximo derivados de cabra. Espero que ajude! Obrigada!
August 1, 2016
Ainda vou fazer o pão, vou usar o fermento brasileiro mesmo. Depois de um ano sem utilizar produtos com aluminio, meus exames ainda monstraram quase a mesma concentração no corpo, diminui muito pouco.
August 1, 2016
Gerson, você tem que cuidar da sua alimentação geral, de repente não só focando em tirar alimentos fonte de aliminio, mas incluindo alimentos de verdade e integrais. Cuidado com o uso de desodorantes com aluminio e anti-ácidos, além de panelas que usa para cozinhar seus alimentos (ideal as de cerâmica)! Legal procurar uma nutricionista para te guiar de uma maneira mais individualizada! Um abraço!
August 5, 2016
Minha alimentação é saudável já há muito tempo. Não uso leite e derivados, nem o gluten, nem o açucar e nem alimentos industrializados, como desodorante uso o Leite de Magnésio . A dieta já é balanceada e faço musculação 4x p/semana.
Fiz o seu pão e mudei a farinha, pois não tinha amendoas e usei 100g de castanhas de cajú, 100g de castanhas do pará e 100g de castanhas de barú, trituradas no liquidificador. Ficou muito bom.
Apenas me esqueci que a castanha de cajú já era salgada, deveria ter diminuido a quantd do sal rosa. Mas mesmo assim ficou ótimo.
August 11, 2016
Que bom, Gerson!! Sempre mudo as receitas de acordo com o que tenho em casa e adoro quando funciona!! Tenha paciência e acredite que seu corpo está se equilibrando, apenas mantenha a persistência nesse seu estilo de vida, principalmente se você gosta dele, e seu corpo vai se equilibrando! Obrigada pelo feedback!
December 18, 2016
Já está no forno. Que fique igualzinho ao teu. Amém.
December 22, 2016
Ficou bom?? Beijos