fbpx

Kichadi: Alimentando a Alma

Bom dia para todos!! Queria muito compartilhar com vocês essa receita e também a base da filosofia por trás dela. Além de ser daquelas comidas que confortam e aquecem o corpo e alma, Kichadi é recomendado na Ayurveda para quase tudo! Está gripado? Kichadi! Está com problemas intestinais? Kichadi! Está triste ou feliz? Kichadi! É uma receita que tem capacidade de restaurar o equilíbrio através das suas propriedades de limpeza e desintoxicação, segunda a visão da Ayurveda.

Fim do ano passado tive uma rotina de viagens bem estressante, onde dei workshops em vários lugares e fiquei longe da minha rotina que tanto gosto. Me permiti seguir com o fluxo sem neuras para me adaptar as opções alimentares e de rotina geral de acordo com onde estava. Claro que depois de alguns meses longe da minha rotina, me senti um pouco aérea, com uma necessidade enorme de me sentir mais centrada e ficar em casa, quieta e cuidar um pouco mais de tudo que me equilibra. Tão importante quanto se permitir viver sem muito controle de tudo, é saber a hora de se reequilibrar.

Foi quando me deparei com essa receita também conhecida como kitchari, kitcheree or khichri. Essa receita indiana é feita a partir de ingredientes simples e tudo combinado em uma única panela!
De acordo com a Ayurveda, existem três constituições básicas (doshas) no nosso ser e que é determinado de acordo com as características predominantes de cada indivíduo. Os três Doshas são: Vata (ar e éter), Pitta (água e fogo) e Kapha (água e terra).
Segundo a filosofia, estaremos mais saudáveis e com nossa energia potencializada quando esses três elementos estiverem em equilíbrio. E quando existe algum desalinhamento, existe uma maior probabilidade de ficarmos doentes e com nossa energia vital baixa.

Esse prato é tido como uma refeição completa que funciona como um detoxificante para seu organismo além de conter ingredientes que beneficiam e equilibram os três doshas. 
Para os benefícios, o Ayurveda sugere que por um período de 3-7 dias todas as suas refeições sejam o Kichadi. Eu particularmente acho bem desafiante passar 7 dias comendo apenas isso em todas as refeições, até porque amo variedade e seguir minhas vontades. Mas a receita é tão gostosa que não vejo necessidade de apenas associá-la ao detox, mas sim como uma opção de refeição no seu dia!

Independe se você esteja aberto para a experiência ou não, essa receita vale e pena ser experimentada!

Receita Kichadi Simples e Purificante

Rendimento: Serve 6-8 porções

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou ghee
  • ½ colher de sopa sementes de cominho
  • ½ colher de sopa de coentro
  • ½ colher de chá açafrão em pó
  • 1 canela em pau ou 1/2 a 1 col de chá de canela em pó
  • 1-2 colheres de sopa de gengibre picado (a gosto)
  • 1 tomate grande picado e orgânico (opcional)
  • 2 cebolas amarelas média, em cubos
  • 2 cenouras médias picadas
  • 1 xícara / 200g de arroz integral
  • ½ xícara / 110g de feijão moyashi ou lentilha marrom
  • 1 colher de chá de sal marinho de grão fino
  • 1 xícara / 140g de ervilha, congelada ou fresca
  • 4 xícaras / 1L de água (ou mais, conforme necessário)
  • Alguns punhados de coentro picado e limão para enfeitar

Instruções:

  1. Um dia antes de cozinhar, deixe de molho o feijão moyashi ou lentilha durante 8-12 horas. Escorra e enxague bem.
  2. Derreta o óleo em uma panela grande. Adicione o cominho e os temperos e frite por alguns minutos. Mexa e acrescente o tomate e o gengibre (se você estiver optando pelo tomate, use apenas alguns salpicos de água). Frite por alguns minutos até ficar perfumado.
  3. Adicione a cebola, cenoura, arroz integral, feijão moyashi, sal e água. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 45 minutos, até que o arroz e o feijão estejam macios.
  4. Cerca de cinco minutos antes de servir, adicione as ervilhas frescas ou congeladas e cozinhe até que estejam quentes. Adicione mais água para obter uma consistência de guisado ou se a panela ficar seca durante o cozimento.
  5. Sirva o Kichadi quente com coentro e um pouco de suco de limão fresco.
  6. Agradeça e aproveite.

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *