O que significa uma alimentação Plant Based? Eu tenho uma dieta Plant Based se eu incluir XYZ? Muitos automaticamente relacionam Plant Based com veganismo e se intimidam ou se afastam do conceito. Minha idéia com esse post é dividir alguns conceitos e benefícios que estão por trás desse estilo de alimentação.
Para começar, minha principal filosofia e crença em relação a nutrição e alimentação saudável é centrar a maioria das refeições em alimentos integrais, in natura, coloridos e com sabor! Mas independente de rótulos, definições e senso de identidade, o importante é buscar uma alimentação que faça sentido na nossa rotina e que faça com que nos sentimos bem de verdade, sem deixar que a nossa relação com nós mesmos e alimentação entre em conflito.
Fundamentos
Existem variações na alimentação Plant Based e o fundamento central é que a BASE da sua alimentação venha da terra (frutas, legumes, verduras, sementes, nuts, grãos, leguminosas e etc). Com isso, esse tipo de alimentação não necessariamente exclui proteína animal, o X da questão é a proporção entre a origem dos alimentos escolhidos.
A alimentação plant based basicamente consiste em comer muitas plantas! Uma média de 3/4 do seu prato vir de fontes vegetais. Além disso, optar ao máximo por alimentos de acordo com as estações e safras, tentando ao máximo comprar de comércios mais locais e principalmente estar consciente da conexão da fonte do seu alimento e como irá nutrir seu corpo e mente.
Variações da alimentação Plant Based: vegetariano em suas variações, vegano, flexitariano (consumo ocasional de alimentos de origem animal) e onívoro (quem consome alimentos de origem animal e vegetal).
Benefícios de uma Alimentação Plant-based
Os benefícios de centralizar a sua alimentação em muitos ingredientes que vêm da terra é a abundância de vitaminas, minerais, fibras, fitonutrientes, gorduras saudáveis e muitos antioxidantes! Além de evitar todos os aditivos e excessos que estão presente na grande maioria dos alimentos industrializados e processados.
Sabemos também que a composição dos alimentos, principalmente seus compostos bioativos, desempenham um papel importantíssimo no nosso organismo, que vai muito além de nutrir, está relacionado também com a manutenção e promoção da nossa saúde.
Sim, a natureza é a farmácia mais moderna que existe na prevenção de doenças como diabetes, dislipidemias, câncer, entre outros! Muitos estudos relacionam o consumo de alimentos de origem vegetal com a melhora na saúde em geral e sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho, principalmente quando se trata da prevenção de doenças crônicas que podem afetar tanto a nossa qualidade de vida.
Na prática
- Incluir gorduras para elevar a sua saúde a nível celular e também para aumentar absorção de vitaminas lipossolúveis. Como? Através da ingestão de: nuts, abacate, açaí, sementes (chia, linhaça, hemp, abóbora e etc) e óleos (coco, gergelim, azeite, abacate).
- Alimentos de fonte animal com consciência: sempre que possível opte por animais criados e tratados com ética. Optando por orgânicos, criados soltos e sem uso de antibióticos.
- Inclua algas marinhas como folha nori, kombu, spirulina, arame e outros como fonte de iodo e outros nutrientes importantes! Estudos apontam uma relação positiva entre os seus componentes bioativos e funções antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas. Além de conteri na sua composição substâncias que são imunomoduladores, ou seja, colaboram para a melhora do nosso sistema de defesa.
Por fim, gostaria de enfatizar que a alimentação certa é aquela que faça sentido para você e que te proporcione qualidade de vida e bem-estar! Qualquer tipo de alimentação que se identifique e se sinta bem irá pedir organização e consciência da nossa parte e está nisso o segredo para uma rotina alimentar saudável!
Leave a Reply