O Poder do Ritual Matinal

Cada vez mais acredito no poder de criar rituais na rotina. Esta e uma boa dica para quem busca fazer as coisas com mais consciência, evitando fazer tudo correndo ou pela metade.

Sabe aquela manhã que você aperta a função “soneca” por mais alguns minutos consecutivamente? Acorda atrasada, correndo, mal da tempo de passar um café ou pegar alguma coisa para comer? Então, fale a verdade, esses dias não são estranhos? Sensação de estar desconectada o tempo todo. Pois então, eu já tive milhares de dias assim e sei bem a sensação que traz. Uma vez que entendi a importância de priorizar certas atividades, minha rotina e produtividade mudaram muito!

Eu acredito que a rotina da manhã traz um impacto muito significativo na saúde e na qualidade de vida. Sempre converso bastante com meus clientes sobre isso durante as consultas. Hoje em dia temos tantas funções, que muitas vezes nos pegamos fazendo coisas no automático e sem estarmos presente.

Esse ritual matinal pode ser criado de um jeito que funcione para você, não existe certo ou errado. Meu pai mora na nossa fazenda e acorda todo dia 6:00 da manhã, bebe um copo de água e vai para o pasto olhar os cavalos dele. Ele diz que isso é a higiene mental dele, repete todo santo dia. E para você? Já pensou no que gosta de ter tempo para fazer de manhã antes de começar a trabalhar ou estudar? Ou o que poderia fazer para não abrir mão dessas coisas para começar seu dia bem?

Possíveis benefícios de ter um ritual matinal:

  • Se sentir mais centrada (o) e preparada para o seu dia.
  • Incluir e priorizar o cuidado pessoal o que pode aumentar conexão consigo mesma (o).
  • Aumentar o poder da sua intuição e sentimento de produtividade.
  • Sincronia com o seu ritmo biológico.

A Minha Rotina Matinal

Eu gostaria de dar algumas sugestões do que é possível fazer para conseguirmos conectar mais profundamente com nós mesmos e, consequentemente, com nossa criatividade e produtividade ao longo do dia. Antes, vou falar um pouco da minha rotina pessoal.

  1. Acordo e já bebo um copo de água para hidratar da noite toda sem água. Vou direto para o banheiro e passo uma água no rosto.
  2. Arrumo a minha cama sempre. Casa arrumada muda muito a minha energia!
  3. Bebo mais uns 2 copos de água, geralmente com limão para estimular a digestão.
  4. Preparo o meu Café Elevado (famoso bulletproof coffee, mas a minha receita adaptada) ou chá e normalmente vou ao banheiro, me trocar para a ginástica e etc.
  5. Na maioria dos dias faço minhas atividades físicas bem cedo, geralmente aula de Hot Yoga ou Yoga Sculpt (tipo de yoga que combina exercícios com peso e yoga), por isso não como nada antes da aula, apenas bebo umas das bebidas matinais.
  6. Tomo um banho e vou direto para a cozinha preparar o meu café da manhã, por volta das 8:00.
  7. Sento na minha mesa e muitas vezes faço uma mini lista de coisas que tenho que fazer. Isso ajuda muito o meu dia e, se você também é autônomo, vai me entender muito bem aqui!
  8. Meditação. Faço apenas  de 5 a 10 minutos de meditação guiada e isso me ajuda muito, mas só percebi depois de algumas semanas praticando diariamente.
  9. Mão na massa!

Sei que a minha rotina pode ser inviável para muitos, dependendo de filhos, trabalho e etc. Mas, lembre-se que tempo nós todos temos o mesmo, o que muda são prioridades! Muitas vezes fiquei tentada em desmarcar minha yoga para conseguir encaixar alguém na agenda, mas prometi me priorizar sempre em primeiro lugar e isso é super valioso. Certas coisas temos que aprender a não abrir mão. Não de uma maneira egoísta, mas já priorizei muito o meu trabalho sobre a minha saúde e o resultado não foi bom!

Dicas para a sua rotina matinal:

  1. Comece o dia se hidratando! Água e mais água!
  2. Não busque perfeição, busque experiência. Nada é certo ou errado. A minha sugestão é para apenas descobrir maneiras de trazer uma rotina que lhe traga mais foco e menos stress.
  3. Se dê tempo para ir ao banheiro! Muitas pessoas reclamam de intestino preso, mas às vezes pode ser falta de tempo em casa para esperar a vontade vir.
  4. Se você sente que o tempo é curto pela manhã, que tal ir domir 30 minutos mais cedo e acordar 30 minutos antes?
  5. Evite ler os seus e-mails antes do seu ritual matinal! Importante separar hora de trabalho e a SUA hora.
  6. Compre um despertador portátil e deixe o seu celular na sala! Isso te ajuda a desconectar e diminuir a presença de eletrônicos perto de você!
  7. Medite! Eu sei o quanto surreal pode parecer meditar hoje em dia! Mas, te garanto que 2 a 5 minutos não irão mudar muito a sua agenda, e quem sabe, irão fazer toda a diferença no seu dia e na sua ansiedade. Sugiro uma meditação guiada no começo. Adoro o Headspace, mas existem milhares de guias no YouTube
  8. Procure fazer suas refeições junto com a família ou com quem mora, sempre que possível.
  9. Se exercite! Exercícios físicos pela manhã podem te ajudar a melhorar a sua circulação sanguínea, melhorar o seu humor, além dos milhares de benefícios para a sua saúde e autoestima. A chance de você cancelar seu exercício no fim do dia é bem maior do que se começar o seu dia com ele!
  10. Anote em um papel suas principais atividades do dia! Isso irá te ajudar a ter mais clareza e organização ao longo do dia.

Espero que se sinta inspirado para achar um ritual matinal que funcione para você! Lembre-se de ser gentil com você mesma(o), se permitir descansar quando o seu corpo pede e cortar a negatividade de coisas que não funcionam para você. O importante é achar hábitos que aumentem a conexão com você mesma(o) e te ajudem a ver o seu dia com mais clareza!

Com carinho,

Fernanda

 

2 Comments
  • Mariana
    August 24, 2017

    Adorei as dicas! Me toquei em especial pelo carinho no final ????
    Beijos!

    • Fernanda Mello
      September 11, 2017

      Fico feliz que tenha gostado!! Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *