Apesar de toda alegria e celebrações que acontecem nessa época do ano, quem não sente aquela pressão extra? Aquele projeto que precisa ser finalizado, a família que vem visitar, a confraternização que será na sua casa, o cansaço que realmente vem mais forte..enfim! Temos muitas variáveis, mas a chave está na nossa perspectiva frente a tudo isso! E é nisso que vamos focar por aqui!
Comer Emocional e Medo de Engordar
Claro que uma das principais queixas que recebo é a preocupação de engordar com as comilanças e como mencionei antes, é uma época de muitas emoções e muitos encontros que nem sempre são fáceis, mesmo entre família. Então entra a questão do “comer nossas emoções”, de sentir culpa em comer além da satisfação física e etc. Comportamentos dos quais ouviremos que são disfuncionais e errados, mas será que comer emocional não é simplesmente parte de ser humano? Não somos robôs que apenas comem quando sentimos fome física e sempre paramos de comer naquele ponto confortável.
Comer emocional é um dos mecanismos que temos para lidar com as emoções e todos nós fazemos de vez em quando. Claro que é super importante ter consciência de que podemos e devemos ter diversos outros mecanismos além da comida para lidar com as nossas emoções. Mas, é importante ressaltar que o comer emocional é algo normal, o problema é quando se torna um hábito associado com constante culpa e compensações alimentares radicais.
Como o MINDFUL EATING pode nos ajudar?
Vou compartilhar um pouco da minha filosofia, como acalmar nossa mente, dicas para estar presente e aproveitar a real essência das celebrações!
No meu conceito saúde é a conexão e o equilíbrio entre a alma, o corpo e o intelecto somado a nossa capacidade de apreciar essa conexão no momento presente. Vamos juntos descobrir como?
É uma abordagem que conecta a mente, o organismo e as emoções, propondo um estilo de vida mais atento e respeitoso consigo mesmo orientado pelos sinais internos e pela sensação individual de bem-estar. É sobre tratar o seu corpo com bondade e amorosidade, mesmo que ele esteja com uma forma e peso que você gostaria de mudar. Reforçando: só mudamos o que respeitamos e cuidamos.
Aprecie a comida e o momento, esteja presente saboreie as memórias que as comidas festivas podem trazer. Mastigar, apreciar e agradecer a comida no seu prato. Não acho que o caminho é ser neurótico e radical, mas acho sim fundamental o exercício de reflexão para aprendermos a reconhecer e controlar as nossas vontades e os nossos impulsos. Então, aproveite com consciência e com prazer esse momento!
O Vilão Sabotador: Dietas Restritivas
Com a super valorização de dietas restritivas, detox e hábitos equivocados, muitos vivem em constante ciclo de restrição e exageros. Com isso, acabam perdendo a noção natural e interna do que é fome e do que é estar satisfeito, já que a maioria das escolhas alimentares são baseadas em REGRAS EXTERNAS. Então em qualquer cenário de muitas comidas já associa-se com medo e descontrole.
Mas outro ponto que eu percebo e que já aconteceu comigo algumas vezes, é que entramos nessa onda de confraternizações e comilança que muitas vezes nem prestamos mais atenção de verdade nas nossas escolhas, ou seja, estamos comendo mas não estamos saboreando e aproveitando de fato essa refeição e nesse momento que acontecem as famosas estripulias!
Sem contar que nessa época do ano estamos correndo para finalizar as mais diversas pendências, com a cabeça acelerada, fazendo a maioria das refeições de pé e etc! Então procure estar presente e consciente das suas escolhas, sem dúvidas será muito mais prazeroso se alimentar dessa forma.
05 DICAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA!
- Confie na sabedoria do seu corpo– esteja atenta aos sinais de fome e saciedade durante as celebrações. Busque se conectar com as sua emoções e sentimentos, compreendê-los e principalmente honrá-los é a dica de ouro! Outro ponto importante é se manter hidratado, opte por: águas aromatizadas, água com gás com limão e chás digestivos após as refeições! A sede pode ser confundida com fome pelo nosso corpo, então essa dica pode ajudar bastante!
- Aproveite as comidas e as bebidas que você realmente ama – sabemos que a oferta de comes e bebes é alto e bem característico das festas de final de ano, então minha dica é que você antes de uma olhada nas opções e assim escolher as que você mais gosta! Se quiser 3 tipos de sobremesa, que tal colocar um pouco de cada? Desfrute delas com prazer e calma! Sinta cada bocada, o aroma, textura e sabor! Aproveite de verdade esse momento, sem pressa!
- Esteja atenta nas quantidades – essa não é e não será a única oportunidade para você aproveitar as comidas que gosta! Tenha isso em mente e faça escolhas sábias, que irão te satisfazer mentalmente e fisicamente. Com isso você colabora com a sua digestão e evita os desconfortos no pós-festa e também aquela cobrança injusta que costumamos fazer com nós mesmo.
- Foque na essência das celebrações– hoje em dia parece quase impossível estar apenas presente na própria vida, principalmente com o celular em mãos a todo momento. Media social pode ser incrível em vários sentidos, mas para momentos pontuais. Acredito muito que se quisermos melhorar a qualidade dos nossos momentos REAIS, precisamos saber o momento de desconectar do mundo virtual e essa é uma época que chama isso. Minha dica aqui é realmente estar presente, deixando o celular de lado e conversando com as pessoas que estão realmente presentes com você.
- Pegue leve com você– pensamentos negativos sobre o seu corpo, medo de ganhar peso e necessidade de controle nas festas apenas irão estragar um momento que poderia ser muito prazeroso e lhe causarão ansiedade. Flexibilidade FAZ parte de uma alimentação saudável. Foque em se cuidar ainda mais nessa época corrida, se mantenha ativa, se de uma massagem ou valorize o seu descanso!!
Leave a Reply