(For english version, click here) Todos os amigos que recebo em casa adoram olhar a minha despensa e sempre brincam para eu ir arrumar a deles! Depois de alguns clientes me pedirem para ajudar a renovar a despensa, achei que esse post seria de grande valia. Todo mundo sabe que sou apaixonada por comida e por alimentos que vem da natureza, amo cozinhar, experimentar receitas… Quanto mais pratico isso, mais feliz e em paz fico com minha alimentação e minha saúde.
Para conseguir fazer todas as receitas e poder renovar em casa, ter uma despensa organizada é essencial, por isso resolvi abrir minha casa e mostrar como eu arrumo minha despensa, com algumas dicas de como faço para manter ela sempre completa e arrumada.
1. Comece Limpo!
Tire todos aqueles alimentos que você sabe que não te fazem bem ou que de repente é difícil de resistir (carboidratos refinados, produtos cheios de açúcar ou conservantes), e substitua por alimentos que te fazem bem (cereais integrais, sementes, nuts, etc)!
Geralmente ofereço esse tipo de serviço, ajudando meus clientes a se livrarem dos alimentos super processados e que tem vida de prateleira eterna (afinal, comida de verdade não dura tanto tempo, certo?). Feito isso, limpe as prateleiras antes de tudo e se quiser, gosto de usar papel contact (tipo esse) antes de colocar os produtos.
2. Compre a Granel
Além de ser geralmente mais em conta, você pode escolher exatamente a quantidade que quer, evitando até desperdícios em casa. Então você pode começar a armazenar seus grãos, sementes, nuts e etc, em potes de vidros fechados a vácuo como esses. Amo essas jarras de vidro porque consigo visualizar facilmente o que está prestes a acabar e já incluo na minha lista de mercado. Eles preservam bem os alimentos, basta fechar direitinho. Onde comprar alimentos ou mercados saudáveis que vendem a granel? Visite aqui para Brasil e California (Sprouts, Mothers Mkt, Whole Foods, and Farmers Market)
3. Rotule
Eu sei que parece muito trabalho, mas me ajuda muito colocar o nome de alguns grãos, ainda mais porque alguns podem ser bem parecidos. Também gosto de colocar datas, caso faça algo que seja perecível, como um queijo de castanha de cajú, por exemplo. Fica fácil de saber até quando é ok para consumir. Geralmente mantenho os mesmos alimentos nos mesmos potes, apenas vou preenchendo o que está acabando.
4. Primeiro que entra, primeiro que sai!
Caso compre muitas unidades do mesmo alimento, procure arruma-los na prateleira de acordo com a data de validade, posicionando os mais próximos da data de vencimento na frente e de fácil acesso. Ovos por exemplo, sempre compro semanalmente, mas sempre sobra da outra semana, então deixo a caixa nova por baixo da antiga, assim termino de consumir a antiga primeiro! O mesmo faço com grãos, nuts e etc. Mais fresco fica posicionado atrás do mais antigo.
5. Otimize Espaço
Além de transferir os ingredientes do plástico para as jarras de vidro, também uso organizadores de prateleiras, como esse aqui ou esse que gira. Fica mais fácil de conseguir visualizar ingredientes que ficam no fundo da prateleira e te garante mais espaço para guardar o que você precisa!
6. Mantenha o estoque em dia!
Por ser a favor de uma alimentação variada, onde testar receitas faz parte do meu estilo de vida (o mesmo encorajo meus pacientes a fazerem), é fundamental que você tenha os ingredientes básicos para se aventurar em receitas! Claro que não será do dia para a noite, mas conforme fui arriscando receitas novas, com ingredientes diferentes, comecei a incluir mais e mais ingredientes na minha despensa. Óleos saudáveis, sementes variadas, variedade de sais (rosa, marinho, com ervas e etc.), grãos, nuts, temperos, especiarias e por ai vai…
Essa foi uma pequena espiada de como mantenho minha despensa! Aproveite para conhecer alguns alimentos que posto semanalmente na sessão despensa! Espero que sirva de inspiração para quem busca um estilo de vida saudável, cheio de comidas novas e aventuras com ingredientes diferentes. Use sua criatividade, navegue pelo meu blog, faça algumas receitas, busque inspiração também de outros blogs, sites e livros, mas nunca se contente com a mesmice nas suas refeições!
Obrigada pela visita!! Qualquer dúvida ou comentário será mais do que bem vindo! 😉
Leave a Reply