fbpx

Como Cuidar da Saúde da Casa

Nossa saúde é dinâmica! Quando entendemos isso, ampliamos o nosso olhar para as mais diversas áreas da nossa vida. Com a pandemia, acredito que nossa casa nunca foi tão habitada e aproveitada! Pensando nisso, resolvi criar esse post para dividir algumas dicas em como tornar nossa casa um ambiente ainda mais seguro e como levar uma vida com menos exposicao tóxica.

Vamos entender o que pode levar à toxicidade? Desde os nossos produtos de higiene pessoal, cosméticos, maquiagem, produtos de beleza, alimentos, panelas, utensílios e também através da água e do ar. 

Tenha em mente que a idéia com esse post não é assustá-los e sim alertá-los e compartilhar informações valiosas! Não é da noite para o dia que você vai fazer as trocas, mas tenha essas informações em mente para as próximas compras e substituições. 

Vamos ver como colocar em prática? 

1) PANELAS E UTENSÍLIOS
Infelizmente as panelas e utensílios que usamos para preparar, armazenar ou esquentar comida podem fazer com que diversas substâncias tóxicas penetrem na comida durante os processos. 

Recipientes para armazenar comida: opte por vidros (travessas, vasilhas ou Masson jars) ou travessas de cerâmicas. Recipientes em plástico devem ser evitados, opções que sejam BPA free sao mais seguras mas ainda encorajo evitar por conter outros tipos de bifenois ainda nao muito estudados.

Evite também utilizar plástico ou sacolas plásticas para fechar os recipientes. Uma opção ótima, segura e sustentável é utilizar “bee wrap”/pano de cera de abelha, além de ser reutilizável, ele pode ser moldado de acordo com a travessa e até embrulhar frutas para levar de lanche. Eu adoro Stasher Bags, que sao uma boa alternativa para plasticos. 

Panelas: escolhas opções de cerâmica, vidro ou ferro fundido. Devemos tomar muito cuidado na escolha e no cuidado com as nossas panelas. A grande maioria das panelas que encontramos são de alumínio e/ou teflon e diversos estudos já mostraram que caso essa panela esteja danifica, o ácido perfluorooctanóico (PFOA ou C8) ou politetrafluoroetileno (PTFE) presente na panela pode chegar até a comida e eles são considerados cancerígenos.

Outra opção muito usada são as panelas de aço inoxidável. Embora seja amplamente considerada muito mais segura do que o antiaderente, existem algumas preocupações com o níquel e o cromo potencialmente infiltrando-se nos alimentos. Pesquisas descobriram que isso pode acontecer se você estiver cozinhando algo por um longo tempo ou se estiver cozinhando com alimentos ácidos (como o tomate) ou cozinhando em alta temperatura. 

Então caso esteja utilizando essas panelas, seja extremamente cuidadoso no manuseio, use fogo baixo e utilize utensílios próprios para preparar os alimentos e se perceber que a panela está danificada, faça a troca por uma nova. 

Para esquentar comida: vidro e cerâmica são boas opções e não apresentam risco à nossa saúde. 

2) ALIMENTOS

Esse é sem dúvidas o assunto mais explorado por aqui e também na minha prática clínica! A origem e procedência do nosso alimento é muito importante quando estamos pensando em saúde! 

A sugestão aqui é a de sempre: opte por alimentos in natura, dê preferência à orgânicos e evite ao máximo ultraprocessados, já que estes possuem compostos químicos estranhos ao organismo humano (xenobióticos) e são disruptores dos nossos principais sistemas! 

Além disso, quanto mais diversa e mais colorida sua alimentação maior será a oferta de minerais, vitaminas e fitoquímicos! 

3) ÁGUA
Infelizmente, existem vários estudos que mostram que a água da torneira não é tão limpa quanto gostaríamos, então se estamos pensando em saúde de uma maneira dinâmica, esta também é uma área a se prestar atenção.

Os sistemas de purificação de água funcionam de muitas maneiras diferentes para remover toxinas, produtos químicos e contaminantes prejudiciais da água. Enquanto alguns separam fisicamente os sedimentos das partículas sólidas, outros empurram os líquidos através de uma membrana semipermeável ou usam uma combinação de calor e luz para matar os microorganismos.

Aqui em casa usamos o Berkey,  que funcionam pela gravidade, portanto, não há necessidade de eletricidade ou pressão de água. Ele purifica a água de bactérias, vírus, cloro, pesticidas, herbicidas e outras toxinas prejudiciais. 

4) PRODUTOS DE LIMPEZA
Esse é um ponto que já cuido há alguns anos! Aqui na California as opções de produtos de limpeza naturais é bem grande, sendo possível encontrar opções diversas em redes de mercado como Trader Joes. No Brasil vejo que essas opções estão cada vez mais disponíveis também!
 Veja algumas dicas simples de substituições e combinações que podem te ajudar: 

  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato de sódio é ótimo para neutralizar odores e quando misturado com vinagre, cria uma solução de limpeza com bolhas (sempre teste pequenas áreas antes de usar).
  • Vinagre: Devido à sua natureza ácida, remove gordura,  sujeira e qualquer acúmulo. Por causa do cheiro forte, tente adicionar algumas gotinhas de óleo essencial de laranja ou limão.
  • Óleo essencial de laranja: ótimo para manter insetos e formigas longe das bancadas da cozinha e também deixa um cheiro refrescante. Eu misturo isso com água ou vinagre para um limpador multi-superfícies e uso com um pano.
  • Suco de limão: Tem um cheiro incrível e é ótimo para polir e limpar manchas. Eu uso na minha pia da cozinha o tempo todo.
  • Detergente para roupa: opte por opções 100% natural e sem cheiro.

5) PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL E MAQUIAGEM


A nossa pele é o nosso maior órgão! Sabia que ela absorve muita coisa e isso impacta diretamente na nossa saúde de modo geral? Então é muito importante escolhermos bem nossos produtos de higiene pessoal. 

Os 10 ingredientes mais tóxicos que com frequência são usados em cosméticos e maquiagem são: óleo mineral (um pouco controverso), fragrância/perfume, dietanolamina (D.E.A.), trietanolamina (T.E.A.), monoetanolamina (M.E.A.), hidroquinona, triclosan, lauril (éter) sulfato de sódio, laurel sulfato de sódio, parabenos (metilparabeno, isobutilparabeno, propilparabeno) e alumínio para desodorantes. 

Um estudo mostrou que uma pequena pausa no uso de produtos de beleza industrializados já pode resultar em melhora nos níveis de substâncias que quando presentes no nosso organismo  são capazes de influenciar a nossa produção hormonal.

Hoje temos uma grande quantidade produtos naturais no mercado e isso é muito maravilhoso! Gosto muito da Honey Organics marca do Hawaii que não me dá alergia e também Cocokind para maquiagem e cuidados de pele. Outra marca que encontramos no mundo inteiro e que adoro é a Weleda e Simple Organics no Brasil! Se tiverem mais sugestoes, comentem no post!

Para inspira-los aqui divido uma receita caseira de hidratante facial! 

6) POLUIÇÃO SONORA E LUZ
Esses dois pontos muitas vezes são neglicenciados mas são também de grande importância quando estamos pensando em saúde! 

A luz azul, proveniente de telas (telefones, computadores e outros dispositivos) ou iluminação, pode afetar nossa saúde. A exposição a luz à noite é parte da razão pela qual tantas pessoas não dormem o suficiente, e  pesquisadores relacionaram o sono insuficiente com o aumento do risco de depressão, bem como diabetes e problemas cardiovasculares.

Sabendo isso, opte por luzes mais quentes, velas de cera de abelha (velas de parafina devem ser evitadas, por terem como base o petróleo podem liberar substâncias tóxicas) e luz natural, o máximo possível. Você também pode usar óculos de bloqueio de luz azul ao trabalhar ao longo do dia ou quando não tem a opção de desligar a luz azul. Você também pode se livrar da estimulação sonora externa, adicionando uma máquina de ruído branco (White noise) que pode criar um ambiente calmo, especialmente para quem vive na cidade.

7)ABRA SUAS JANELAS
Uma das coisas mais simples que podemos fazer para tornar nossa casa mais saudável é abrir as janelas!

Por quê? Porque o ar interno pode ser mais poluído do que o ar externo. Então ventilar nossa casa periodicamente melhorará o ar que respiramos. Os estudos da EPA confirmam que os poluentes do ar interno são normalmente 2 a 5 vezes maiores do que o ar externo. Como o ar interno fica tão poluído? É muito simples: o mobiliário doméstico (tapetes, tintas, revestimentos de parede, tecidos, velas perfumadas, perfumes, móveis de madeira prensada, móveis de espuma de poliuretano, adesivos e chuveiros) e as atividades diárias liberam compostos orgânicos voláteis e esses compostos podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Espero que essas sugestões e informações colaborem para tornar a casa de vocês ainda mais aconchegante e ao mesmo tempo alinhada com a preservação da nossa saúde!

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *