fbpx

TPM – Olhar Holístico

TPM ou Tensão Pré-Menstrual. Muitas clientes me procuram com essa queixa e por experiencia própria sei como pode ser desagradável lidar com os sintomas quando não temos informações suficiente e pouco autoconhecimento. Dizem que 9 em cada 10 mulheres sentem pelo menos um dos sintomas: depressão, irritabilidade, ansiedade, comportamentos mais impulsivos e/ou compulsivos, menos concentração, insônia, cansaço extremo, dores musculares, entre outros. Muitas mulheres além de sofrerem com os sintomas, se cobram pela instabilidade fisica e emocional e se chamam de loucas. Que tal outro olhar mais esclarecedor?

No período pós-ovulação o nosso corpo está literalmente fechando um ciclo e iniciando outro, então nessa fase temos mais SENSIBILIDADE para enxergar o que não queremos levar para esse novo ciclo (em qualquer área da vida).

Na Ayurveda, a menstruação é vista como fase de purificação e renovação, essencial para eliminar as “toxinas” ou Amas, o que ajuda a nos manter saudáveis. O problema é que no mundo moderno estamos cercados de toxinas causada pela poluição ambiental e que impacta também os alimentos. Além disso, nós temos a cultura de ultra-produtividade, com dificuldade de honrar com nossos ciclos naturais, negando descanso e resultando em desequilíbrios físicos e mentais. Isso faz com que os sintomas da TPM sejam ainda mais acentuados.

Mandala Lunar ou Diário:

Para começar e de extrema importância: você anota quais são e quando os sintomas aparecem? Isso nos ajuda a entender se esses sintomas são naturalmente cíclicos. Claro que os sintomas recorrentes vêm das alterações hormonais causadas pelo ciclo hormonal pós-ovulação. Mas por que mulheres com pílulas ou que não ovulam ainda sentem sintomas?

Eu sou FÃ de escrever e do uso da Mandala Lunar, se quiser baixar a minha versão, clique AQUI e entenda um pouco mais sobre esse exercício de auto-observação tão incrível que aplico comigo mesma e com minhas pacientes.

Use a TPM a seu favor! Aproveite a sua sensibilidade para ter consciência dos sintomas. Isso ajuda muitas mulheres a tomarem atitudes que amenizam os sintomas com mais eficiência, além de se sentirem menos “fora de controle” por estarem cientes do seu ciclo interno.

Falta de descanso ou overtraining.

Já reparou que em meses de MUITO trabalho, ou mais privação de sono os sintomas da TPM podem estar mais acentuados? Muitas vezes não é problema na alimentação, mas na falta de prioridade ao seu DESCANSO e se permitir “slow down”. Por mais que exercícios sejam fonte de endorfinas e nos trazem inúmeros benefícios, muitas vezes o descanso um dia ou outro nessa fase pode ser ainda mais benéfico. Priorizar exercícios que te relaxam como Yoga ou alguma caminhada com exposição ao sol ainda pode ser mais revigorante.

Alimentação, Ervas & Óleos Essenciais

Uma alimentação NÃO restritiva e rica em alimentos in natura é sempre bem vinda. Falta de carboidratos, assim como de proteínas pode agravar os sintomas. Contemplando o ponto de vista da Ayurveda, também podemos auxiliar nossa digestão e incluir alimentos que ajudam os nossos sistemas naturais de detoxificação.

Exemplos de potentes digestivos e que naturalmente ajudam nosso corpo a eliminar o que não foi aproveitado: gengibre, cúrcuma, limão, água, fibras alimentares (hortaliças, sementes e cereais integrais). Receitas que gosto:

Receitas: Leite de cúrcuma, Sopa de cenoura e gengibre cremosa, Sopa de couve-flor ao Curry, Smoothies (1, 2 3).

Deficiência de Magnésio (encontrado em cacau, folhas verdes escuras, chocolate amargo (mín 70% cacau), semente de abóbora e etc). Lembrando que magnésio precisa também da presença de vitamina B12, vitamina D e selênio para potencializar a absorção. Alguns clientes eu opto pela suplementação, além das fontes alimentares.

Deficiência de B6 também pode levar a menor produção de Seratonina e Gaba, importantes para nosso bom humor e controle de ansiedade. Alimentos fonte: carnes em geral, abacate, melado e feijão. Suplementação de complexo B quando sintomas fortes pode ser interessante, quantidade é chave e estipulada pelo seu nutricionista.

Semente de linhaça também pode ajudar a manter um equilíbrio de estrogênio, que também está relacionado a sintomas de tpm.

Cuidados: lembre que bebida alcoólica, stress, café e sal diminuem a absorção de magnésio, além de alterarem a sua flora intestinal. Ou seja, que tal repensar no uso desses ingredientes caso estejam em excesso?

Ervas e chás: camomila, gengibre, lemon balm, dente de leão.

Óleos essenciais: lavanda (veja esse estudo) , sage e ylang-ylang usando difusor ou algumas gotinhas no pescoço ou punho.

DISCLAIMER: esse post não tem a intenção de solucionar ou diagnosticar algum desequilíbrio de saúde. Sempre importante procurar ajuda do seu médico ou nutricionista caso caso seus sintomas estejam atrapalhando sua qualidade de vida. 

3 Comments
  • Bibi
    October 18, 2019

    Muito obrigada Fer!!!!!

  • Carolina andrusyszyn
    April 8, 2021

    Obrigada Fernanda! Amei o post, me ajudou muito!

    • Fernanda Mello
      July 9, 2021

      Fico feliz!!! Obrigada pela leitura!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *