Coconut Cashew Matcha Bites

English version? Click here! 

Tenho recebido pedidos por receitas que sejam práticas, nutritivas e saborosas ao mesmo tempo. Pois então, essa receita atende aos pedidos! Apenas poucos ingredientes com muita densidade nutricional, fibras, gorduras boas e proteínas vegetais. Amei essa receita porque apenas uma bolinha já sacia muito a fome!

Será uma receita prática caso tenha um processador de alimentos, o que é uma ferramenta super bacana para quem busca fazer mais receitas em casa. Veja as minhas indicações para utensílios de cozinha aqui.

Óleo de Coco

Sou apaixonada por coco e todas as formas que encontramos ele: óleo de coco, manteiga de coco, chips crocante, coco ralado e etc. Se você ainda não se familiarizou com o uso do óleo de coco, por exemplo, super recomendo. Óleo de coco é um dos meus favoritos e que mais uso, principalmente pelo sabor e valor nutricional que ele tem. Composto por uma média de 90% de gorduras saturadas, sendo 65%  desses ácidos graxos compostos por triglicerides de cadeia média (TCM, ou MCT em inglês).

Diferente dos ácidos graxos de cadeia longa (maioria das gorduras na nossa alimentação) que requerem certas modificações estruturais para serem absorvidos, o TCM tem mais facilidade para ser digerido pelo nosso corpo. Isso porque o TCM é absorvido por difusão passiva no nosso trato gastrointestinal, sendo depois enviado para o fígado, que poderá usá-lo como fonte de energia. Por esse motivo, o uso de TCM é bem frequente na pratica clínica para pessoas sofrem com síndrome da má absorção, em dietas que necessitam de maior aporte calórico em pouco volume e dietas ketogênicas.

Isso não significa que o o coco e seus derivados devem ser a única fonte de gordura na sua alimentação. Existem milhares de fontes de gorduras saudáveis disponíveis, com diferentes propriedades funcionais. Por isso, não devemos colocar nenhum alimento como ingrediente milagroso ou consumir em excesso. O que importa é a variedade e autoconhecimento, uma vez que cada organismo irá reagir e funcionar de uma maneira diferente.

Outros Ingredientes

Também iremos encontrar um pouco de Matcha, castanha de cajú e alguns temperinhos para ajustar no sabor. Para quem não sabe, a Matcha é um tipo de chá verde extremamente antioxidante, rico em aminoácidos e clorofila (o que explica a cor verde vibrante). Pelo seu perfil de amino ácidos (principalmente L-Teanina) e o toque de cafeína, pode causar um efeito de relaxamento e concentração, por isso é muito usada previamente à prática de meditação por monges na região da Asia.

Uso a Matcha não só em chás, como em Lattes ou na minha Panqueca de Matcha! No Brasil ainda é difícil de achar, então o mais recomendável seria procurar em lojas orientais ou comprar online no Ebay ou aqui. A receita sem a Matcha também funciona, ok?

Receita

Rende: 10 a 12 bolinhas

Ingredientes:

  • 1 xíc. de coco ralado sem açúcar
  • 1 xíc. de castanha de cajú (não torrei ela antes)
  • 4 col. de sopa de farinha de coco (ou de amêndoas)
  •  1 col de sopa de Matcha em pó (gosto dessa marca)
  • 2 a 4 col de sopa de manteiga de coco (pode usar óleo de coco) – ajuste conforme consistência
  • 1 col de chá de canela ceylon
  • 1 col de chá de extrato de baunilha sem álcool.
  • 4 col de sopa de colágeno em pó sabor neutro (opcional)

Opcional para adoçar / decorar

  • 10 gotas de stevia (o que usei), ou 1 a 2 col. de sopa de açúcar de coco, mel crú ou maple syrup.
  • Semente de Chia e coco ralado

Instruções:

  1. Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos até se tornar uma massa bem homogênea. Terá que fazer algumas pausas para raspar as laterais do seu processador para não desperdiçar ingredientes!
  2. Molde a massa em bolinhas
  3. Armazene em um pote de vidro dentro da sua geladeira ou freezer. 

Extras

  1. Faça duas receitas e armazene no seu freezer para situações de “emergência”, onde você busca algo docinho e saudável ao mesmo tempo!

Coconut Cashew Matcha Bites 

An amazing to-go snack option, filled with healthy fats, antioxidants, fiber, and more. It is paleo friendly, vegan (if not using honey as a sweetener), and it can be a very satisfying snack due to the high amount of fats and fiber.

For this recipe, you will need a high speed blender or a food processor (my favorite option for this type of recipe). You can also check my kitchen tools list here if you are wondering which kitchen utensils I often recommend to my clients or readers.

Recipe

Ingredients:

  • 1 cup unsweetened shredded coconut
  • 1 cup cashew nuts (raw & unsalted)
  • 4 tablespoons coconut flour (or almond)
  • 1 tablespoons Matcha powder
  • 2 to 4 tablespoons of coconut butter (you can also use coconut oil)
  • 1 teaspoon of cinnamon
  • 1 teaspoon of vanilla extract (alcohol free)
  • 2 tbsp unflavored collagen powder

Optional to sweeten / Garnish

  • 10 drops of stevia (the one I used), or 1 to 2 Tbsp of coconut sugar, coconut nectar, raw honey or maple syrup.
  • Chia seed and shredded coconut (garnish)

Instructions:

  1. In a food processor, blend all the ingredients until a thick, moisture dough. You may have to adjust the coconut butter/oil her.
  2. Firmly press 1 Tbsp of your green dough into small balls. If you wish, use your garnish options here.
  3. Store your bites in a airtight food container in your fridge or freezer.

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *