fbpx

Como Fazer Pasta de Amendoim Caseira

Sempre gostei de pasta de amendoim, mas nunca tive o hábito de consumir no meu dia a dia, até me mudar para a California. Na minha última viagem ao Brasil (uma semana atrás), descobri o quanto sai caro por um potinho de 150g de pasta de amendoim e na hora vi a necessidade de fazer um post para explicar como é fácil de se fazer em casa.

Minha irmã foi no mercado da Lapa, em São Paulo, e com o mesmo valor que ela pagava em um pote de 200g ($15,00), compramos 1 kg de amendoim sem casca e nos rendeu quase 1 kg de pasta de amendoim! Ou seja, pelo mesmo preço, fizemos muito mais quantidade de pasta de amendoim! Até a mocinha aí de baixo ficou feliz, implorando por um pouquinho…

Pasta de amendoim caseira

Amendoim é muito rico em proteínas, mais do que qualquer oleaginosa, além de ser ótimo para os ossos por possuir bastante folato! Também é uma das melhores fontes de resveratrol na nossa alimentação, poderoso antioxidante (o mesmo presente no vinho tinto e uvas escuras), diminuindo a inflamação causada nas artérias pelo colesterol ruim, sendo um importante protetor cardíaco, além de poder prevenir contra o envelhecimento precoce.

Como qualquer alimento rico em gorduras, vale ressaltar que a quantidade deve ser controlada, evitando excessos. Atletas ou pessoas com intuito de aumento de massa muscular, o consumo de amendoins pode ser usado com mais liberdade.

Sempre recomendo buscar amendoins orgânicos ou que tenham selo da Fundação Pró-Amendoim (veja mais aqui), para garantir que a qualidade seja boa e evite a presença de uma substância tóxica chamada aflatoxina, encontrada em um tipo de fungo.

A receita requer apenas um ingrediente: amendoins! Você pode dar alguns toques especiais, incluindo sal marinho, canela, mel e etc. Mas, na minha opinião, o ideal é fazer puro para te dar mais liberdade de como usar essa pasta. Já adianto que nos primeiros momentos que você começar a triturar os amendoins, vai ter a sensação que não irá dar certo e vai acabar virando paçoca. Muita calma! Continue triturando e ajudando a empurrar as laterais com uma espátula! Prometo que uma hora você irá chegar em uma pasta maravilhosa!

Receita

Ingredientes:

  • 1kg de amendoim sem casca (preferir orgânico)

Equipamentos:

  • Espátula
  • Processador de alimentos ou um blender
  • Papel manteiga
  • Forma de assar

Pasta de amendoim caseiraInstruções:

  1. Em uma assadeira coloque o papel manteiga e espalhe os amendoins tentando deixar uma só camada para que todos os amendoins torrem por igual.
  2. Pre aqueça o forno a 176 ° C.
  3. Deixe no forno por uma média de 10 minutos (opcional, mas o sabor fica bem mais gostoso na minha opinião).
  4. Ainda quente, adicione todo o conteúdo de amendoins no seu processador de alimentos.
  5. Use a função PULSAR várias vezes até que os amendoins estejam bem triturados.
  6. Processe os amendoins por mais uns 5 minutos (ou menos tempo, dependendo da consistência desejada).
  7. Armazene em um recipiente de vidro com um bom lacre.

Opcionais:

  • Sal marinho
  • Mel
  • Canela

Ideias:

  • Com banana assada: ótima ideia para aquela vontade de doce! Coloque uma colher de chá ou de sopa na banana e leve para assar por alguns minutos. Mais perfeito ainda: coloque um pouquinho de canela em pó. Benção na TPM!
  • No pão com geléia de frutas (por favor, pãozinho de qualidade: tenho várias receitas aqui, aqui e aqui)
  • Omelete doce: use apenas 2 claras, 1 col de sopa de aveia em flocos ou tapioca, pitada de canela e 1/2 banana: bata tudo em um blender e coloque na frigideira. Recheie com a outra metade da banana picada e 1 colher de sopa de pasta de amendoim!

Brasileiros nos US:

  • Em função do valor ser muito mais acessível, recomendo comprar versões orgânicas! Algumas lojas moem na hora: Whole Foods e Sprouts.
0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *